Topo

Palmeiras

López e Merentiel aumentam opções ao Palmeiras e podem até jogar juntos

20/07/2022 06h00

Falta muito pouco para que o torcedor do Palmeiras finalmente veja em campo os reforços contratados para esta janela de transferências. E não são reforços comuns, são os tão sonhados centroavantes pedidos há muito tempo. A expectativa não é à toa, já que Miguel Merentiel e José Manuel López darão a Abel Ferreira um novo leque de opções no ataque, inclusive podendo jogar juntos no setor.

Contratados em maio e em junho, respectivamente, Merentiel e López chegaram ao clube de forma antecipada justamente para se adaptarem com mais facilidade e terem tempo de entrar no esquema do time e da comissão técnica, que estão juntos há quase dois anos. Assim, não há muito o que esperar, eles devem ir para o jogo contra o América-MG já nesta quinta-feira, no Independência, pelo Brasileirão.

"Gosto muito de buscar os jogadores, eles já estão há quase um mês treinando, o que ajuda na adaptação a São Paulo, ao CT, aos colegas, à intensidade de treino, às ideias de jogo e é muito bom", disse Abel Ferreira, em coletiva após a vitória sobre o Cuiabá.

E eles ficam disponíveis em um momento em que há necessidade de reposição de peças, já que Rony e Rafael Navarro, que vinham atuando na função de 9, estão lesionados. Ambos já irão suprir essa lacuna diante do Coelho e nas próximas partidas do Brasileiro.

"(Eles) Vêm numa altura boa, estamos na frente sem o Rony, lesionado pelo número de jogos, não há milagres. Temos mais dois jogadores, sobretudo para uma posição que temos de ter outras soluções e vão nos ajudar seguramente", completou o treinador.

A primeira ajuda que a dupla de gringos dará é a possibilidade de reposição, que hoje praticamente não existe. Navarro não vinha correspondendo, e Rony era praticamente a única solução para ser a referência no ataque. Com Merentiel, que tem características mais parecidas com o camisa 10, mas é mais centroavante, e López, que é mais de área, serão opções distintas para poder mudar o jogo.

Sem contar que isso significa praticamente o fim das improvisações no setor. Nos últimos jogos, Veron e Veiga ficaram revezando na função de "falso 9". Com López e Merentiel isso não vai acontecer, somente se for uma opção de Abel, mas certamente Veiga não será deslocado do meio e os jogadores estarão em suas devidas posições.

Aliás, se Abel quiser, eles já garantiram que podem até jogar juntos no ataque do Verdão. Merentiel ataca muito a profundidade, sai da área, enquanto Flaco é mais fixo, gosta da bola aérea, embora já tenha jogado como segundo atacante no Lanús. Em outras palavras, suas características se completam, oferecendo mais uma opção.

"Também podemos jogar juntos, já joguei no Lanús com dois centroavantes, já conheço, sei fazer, é estar preparado para o que Abel disser, para o que a equipe necessitar, para o que a partida necessitar, não sou egoísta de não pensar no grupo", disse López.

"Nos daríamos muito bem se jogássemos juntos. O foco é no dia a dia, trabalhar ao máximo. Temos o Rony em grande momento, Navarro é um atacante muito bom, o Flaco é outro bom atacante. Conforme o treinador necessite, conforme também como a partida esteja, ele pode optar por um ou por outro, ou pelo que esteja melhor. E vamos estar preparados para o dia que tivermos que entrar na equipe e dar o melhor", afirmou Merentiel.

Com isso tudo, a verdade é que o Palmeiras e Abel Ferreira ganham as peças que tanto pediram e precisaram nesses últimos tempo. Diante dessas possibilidades de variação e de mudança de jogo, o Verdão pode ganhar um fôlego a mais para buscar os dois títulos que restam para esta segunda metade do ano: Brasileirão e Copa Libertadores.

Palmeiras