Topo

Palmeiras

Abel Ferreira cita Cristiano Ronaldo para avaliar Raphael Veiga no Palmeiras

Abel Ferreira orienta Raphael Veiga, do Palmeiras, na final da Libertadores 2021 - Cesar Greco
Abel Ferreira orienta Raphael Veiga, do Palmeiras, na final da Libertadores 2021 Imagem: Cesar Greco

O meia Raphael Veiga, do Palmeiras, encerrou seca de cinco jogos sem marcar ao fazer um gol de pênalti hoje (07), na vitória do Palmeiras por 3 a 0 em cima do Goiás, no Allianz Parque. Veiga fez o gol de pênalti, ele vinha de três penalidades sem acertar as cobranças.

Após o jogo, em coletiva de imprensa, Abel Ferreira, técnico multicampeão do Palmeiras, chegou a citar o atacante português Cristiano Ronaldo para comentar a retomada de Raphael Veiga e a força psicológica do jogador para sair da má fase:

"Eu não conheço nenhum jogador do mundo que só acerta. O Cristiano Ronaldo, que é um batedor de pênaltis exemplar, já falhou. O segredo é a forma com que o jogador lida com a adversidade. Muitas vezes temos a tendência de focar nos problemas. Ele falhou em dois, mas fez 24 pênaltis", explicou o técnico.

Nesta linha de raciocínio, de exaltar os lados bons em detrimento dos ruins, Abel defendeu o jovem atacante Wesley, jogador criticado pela torcida devido às apresentações recentes:

"Wesley falhou em três oportunidades, mas criou-as. Ele apareceu lá. Ele criou mais oportunidades do que outros jogadores. Falhou, mas criou. E teve um comportamento espetacular daquilo que eram as tarefas dele. O jogo não é só com a bola. É técnica, tática e física. A forma com que temos que lidar com a adversidade não é com cara feia, é com trabalho e disciplina", disse Abel Ferreira.

Abel Ferreira também aproveitou para elogiar a dinâmica de Jean Pierre Gonçalves Lima, árbitro do duelo de hoje. Durante o jogo, após toque no braço do defensor do Goiás, o juiz assinalou pênalti para o Verdão.

"É verdade que em um ou outro lance era falta, mas deixou jogar. Quero dar os parabéns por isso. Estamos habituados a sempre apitar. E o jogo hoje teve intensidade e ritmo por responsabilidade do Jean Pierre. Foi igual para os dois", elogiou.

Outro a receber elogios foi o lateral Mayke, autor de um golaço e protagonista da partida. Para Abel, ele é um dos melhores da posição no país.

"Tenho muita sorte. Tenho os dois melhores laterais do Brasil: o (Marcos) Rocha e o Mayke. E ainda tenho o Garcia. Mayke fez um grande jogo, há dias que as coisas correm muito bem" cravou Abel.

Mayke, do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Goiás no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Mayke, do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Goiás no Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Palmeiras apresentou bom futebol, não à toa construiu um resultado de três gols de diferença sobre o adversário e não sofreu na defesa. O português elogiou o apoio da torcida do Verdão, convocou-os para a próxima quarta-feira e explicou o conteúdo do bilhete passado por ele aos jogadores durante a partida.

"Muitas vezes queremos fazer alterações táticas que é difícil falar com três ou quatro jogadores. No bilhete, o que dizia era 'continuem a jogar assim', os nossos torcedores estão a nos apoiar. Aproveito para convocá-los para quarta-feira, para nos ajudar. Eles tem nos ajudado muito. Modéstia à parte, esta equipe tem dado diversão, os nossos torcedores vêm para desfrutar e para se divertir", contou o técnico.

Perguntado sobre Bruno Tabata, meia que deve ser oficializado como reforço do Palmeiras em breve, Abel Ferreira preferiu ter cautela e afirmou que só comentaria sobre o jogador quando acontecer o anúncio oficial.

O Palmeiras volta a jogar na próxima quarta-feira (10), no duelo de volta com o Atlético-MG, pelas quartas de final da Libertadores, após as duas equipes empatarem em 2 a 2 no Mineirão. O jogo acontecerá no Allianz Parque, às 21h30.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, os três pênaltis perdidos por Veiga não aconteceram dentro de seu jejum de gols nas últimas cinco partidas. O erro já foi corrigido

Palmeiras