São Paulo é absolvido de acusação de atos racistas em jogo contra o Flu
O São Paulo foi absolvido da acusação de que torcedores do clube teriam cometido atos de racismo no jogo contra o Fluminense. A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ofereceu uma denúncia após supostos gestos que teriam sido direcionados para a torcida visitante durante partida pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Morumbi.
Imagens divulgadas por torcedores do clube carioca mostraram pessoas com a camisa do Tricolor paulista na arquibancada do estádio fazendo gestos que podem ser entendidos como racistas. No mesmo dia, o São Paulo divulgou uma nota de repúdio lamentando o caso.
Os auditores do caso entenderam que não foi possível confirmar se os gestos tiveram cunho racista. Porém, a procuradoria pode recorrer ao Tribunal Pleno.
A Procuradoria do STJD enquadrou o São Paulo no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê punição justamente para casos de atos discriminatórios, desdenhosos ou ultrajante, "relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".
A reportagem do Lance! apurou que um dos acusados se apresentou voluntariamente à delegacia e alegou inocência. O outro, até então, não havia sido identificado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.