Topo

Copa do Brasil - 2022

Árbitro afastado após erros vai operar o VAR de Fluminense e Corinthians

24/08/2022 09h00

A primeira partida entre Fluminense e Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, terá o paraibano Wagner Reway como responsável pela arbitragem de vídeo.

O profissional de 41 anos, assim como Luiz Flávio de Oliveira, recentemente foi afastado após os erros cometidos no empate sem gols entre Flamengo e Athletico-PR , na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Reway foi o responsável pelo VAR no Maracanã e não recomendou a revisão de lances polêmicos, como uma cotovelada de Fernandinho em Filipe Luís, um possível pênalti do ex-volante do Manchester City em Léo Pereira, assim como um pontapé dado por Gabigol no volante do Furacão, e uma entrada dura, por trás, de Arrascaeta em Erick.

Tanto Reway como Luiz Flávio passaram cerca de uma semana no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA), criado por Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF, para auxiliar profissionais que apresentam dificuldades na aplicação das regras.

Após o 'período de reciclagem', o paraibano voltou a comandar o VAR no empate em 1 a 1 entre Operário-PR e Sampaio Corrêa, no dia 13 de agosto, pela Série B.

O retorno do profissional à Série A ocorreu uma semana depois, quando foi o árbitro de vídeo no clássico entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. O Peixe venceu o Tricolor Paulista por 1 a 0.

Na temporada, o profissional de 41 anos só esteve no comando do VAR em uma partida do clube alvinegro, na vitória corintiana por 1 a 0 sobre o Goiás, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O juiz só apitou uma partida no gramado no ano, em fevereiro, no empate entre Altos e Sport, na Copa do Nordeste.

Além de Reway na arbitragem de vídeo, o catarinense Ramon Abatti Abel será o juiz principal na partida entre Fluminense e Corinthians. Ele será auxiliado por Kleber Lucio Gil e Fabricio Vilarinho da Silva.