Topo

Brasileirão - 2022

Goiás vence Atlético-GO em clássico, mira o G6 e complica o rival na tabela

27/08/2022 18h31

No clássico goiano válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, Goiás e Atlético só pensavam na vitória antes de a bola rolar no estádio da Serrinha, em Goiânia. E quem se deu melhor foram os donos da casa. Aproveitando o momento turbulento por parte do Dragão, o Verdão impôs sua força e venceu o rival por 2 a 1.

Os gols do Goiás foram marcados por Caetano, aos 10 minutos do primeiro tempo, e por Marquinhos Gabriel, aos oito da segunda etapa. O tento do Atlético-GO foi de Shaylon, aos 38 minutos do segundo tempo. O resultado deu alívio para a equipe do técnico Jair Ventura e causou a frustração dos comandados por Jorginho.

Com a vitória, os mandantes chegaram aos 32 pontos, pulando para a 9ª colocação na tabela. Já os visitantes estacionaram nos 22 pontos e estão na zona de rebaixamento, na 19ª posição.

Goiás abre a contagem

Fazendo valer o fator casa, a equipe do Goiás não demorou muito tempo para inaugurar o placar na Serrinha. Aos 10 minutos, depois de uma cobrança de escanteio por Marquinhos Gabriel, Caetano conseguiu cabecear, com a bola desviando em Klaus antes de entrar.

Praticamente no lance seguinte, aproveitando o momento, a equipe mandante chegou a ampliar com Pedro Raul, após outro cruzamento de Marquinhos Gabriel. Entretanto, o tento acabou anulado já que o atacante foi flagrado em posição de impedimento.

Atlético reage

Percebendo o adversário impor pressão no jogo, o técnico Jorginho, preocupado não somente pelo fato de sua equipe estar perdendo como também também pela necessidade de uma vitória, resolveu mexer no time, Ele, então, promoveu suas primeiras trocas, fazendo três de uma vez antes dos 30 minutos de jogo

Com suas mudanças em campo, o Dragão até chegou a melhorar um pouco. Buscando mais o ataque, o time conseguiu criar boas chances, porém ainda encontrava dificuldades para chegar ao gol adversário. A melhor oportunidade na primeira etapa surgiu com Wellington Rato, que viu seu chute assustar o goleiro Tadeu.

Goiás amplia

Não muito diferente de como foi na etapa inicial, a equipe comandada por Jair Ventura tratou de marcar logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Desta vez aos 8, Marquinhos Gabriel pegou a sobra na área rival e finalizou sem chances para Renan.

E se a situação já não era das mais fáceis para o Dragão, ficou ainda mais complicada. Momentos depois do tento, Hayner acabou recebendo o cartão vermelho, deixando os visitantes com um a menos em campo.

Outra expulsão e gol

Com o tempo passando, ambos os treinadores resolveram então promover novas substituições. No entanto, já na reta final da etapa, o número de atletas de ambos os lados voltou a se igualar depois que Caio, do Goiás, também recebeu cartão vermelho.

Tentando aproveitar as oportunidades, o Atlético tratou de ir para cima, e se deu bem. Aos 38 minutos, Shaylon recebeu na área, conseguiu girar para cima da marcação e bateu para o fundo da rede, diminuindo o marcador.

Esboçando uma reação no fim em busca do empate, O Dragão viu o sistema defensivo do Goiás mostrar segurança. A equipe da casa conseguiu segurar o resultado até o apito final na Serrinha.

O Goiás volta a campo no dia 5 de setembro, pelo Brasileirão contra o Santos, na Vila Belmiro. Já o Atlético-GO tem um compromisso antes, na próxima quinta-feira (1), pela semifinal da Sul-Americana contra o São Paulo.

Ficha técnica

Goiás 2 x 1 Atlético-GO

Data e horário: 27/08/2022 - 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Assistentes: Nailton de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Lopes Caetano (RO)

VAR: Rafael Traci (SC)

Cartões amarelos: Maguinho, 15'/1ºT; Wanderson, 34'/1ºT; Auremir, 3'/2ºT;

Cartão vermelho: Hayner, 11'/2ºT; Caio, 34'/2ºT

Gols: Caetano, 10'/1ºT (1-0); Marquinhos Gabriel, 8'/2ºT (2-0); Shaylon, 38'/2ºT (2-1)

GOIÁS: Tadeu; Maguinho (Caio, no intervalo), Caetano, Reynaldo e Sávio (Danilo Barcelos, 33'/2ºT); Auremir (Matheus Sales, aos 13'/2ºT), Marquinhos Gabriel (Luan Dias, 32'/2ºT) e Diego (Apodi, aos 22'/2ºT); Vinicius, Pedro Raul e Dadá Belmonte. (Técnico: Jair Ventura)

ATLÉTICO-GO: Renan; Hayner, Wanderson, Klaus e Arthur Henrique; Gabriel Baralhas (Edson Fernando, aos 28'/2ºT; Dudu, 31'/2ºT), Marlon Freitas e Jorginho (Kelvin, aos 28'/2ºT; Shaylon, 31'/2ºT); Airton (Peglow, aos 28'/2ºT), Wellington Rato e Luiz Fernando. (Técnico: Jorginho)