Topo

São Paulo

Livro do SPFC sobre 1992 vende 75% dos exemplares em um mês de pré-venda

Telê Santana e equipe do São Paulo que fez história em 1992 e 1993 - Divulgação
Telê Santana e equipe do São Paulo que fez história em 1992 e 1993 Imagem: Divulgação

30/08/2022 06h15

Para muitos torcedores do São Paulo, a temporada de 1992 ficará para sempre marcada como a mais vitoriosa da história do clube, com as conquistas de três troféus na Espanha, com direito a goleadas contra Real Madrid e Barcelona, títulos do Campeonato Paulista, da Taça Libertadores e do Mundial. Por esse motivo, os são-paulinos já adquiriram 75% dos exemplares do livro que conta a história desse mágico ano.

Com uma campanha de pré-venda lançada no dia 22 de julho pelo São Paulo, em parceria com a editora Onze Cultural, a publicação "1992: O Ano Eterno" já alcançou a marca de 1.503 livros vendidos, de 1.992 disponibilizados.

"Criamos uma edição limitada e premium, com um número emblemático de exemplares. Os torcedores que estão adquirindo o livro hoje o receberão de forma personalizada, com o número e nome impressos. Mas isso é mais do que 'apenas' uma publicação comemorativa, é um pedaço da história", explica o fundador da editora Onze Cultural, Marco Piovan.

A equipe do São Paulo, em 1992, tinha nomes como Zetti, Cafu, Palhinha, Muller e Raí, além do técnico Telê Santana. E, naquele ano, abriu as conquistas com a vitória nos pênaltis na final da Libertadores contra os argentinos do Newell's Old Boys, no dia 17 de junho. Sua primeira de três taças na competição.

Depois, viajou à Espanha para quatro torneios, e voltou com três troféus na bagagem. Vitórias por 2 a 1 sobre o Espanyol (Troféu Cidade de Barcelona), por 4 a 1 contra o Barcelona (Teresa Herrera), e por 4 a 0 diante do Real Madrid (Ramon de Carranza). A única derrota aconteceu no Trofeo Villa de Madrid, contra o Atlético de Madrid, por 2 a 0.

Para finalizar a temporada de ouro, o São Paulo viajou ao Japão para o Mundial e, novamente, derrotou o Barcelona em uma final, por 2 a 1, no dia 13 de dezembro. Poucos dias depois, no dia 20, disputava a segunda partida decisiva do Paulistão, vencendo o Palmeiras por 2 a 1 e garantindo o quinto troféu de 1992.

"A temporada de 1992 é histórica não apenas para o São Paulo, mas para o futebol brasileiro. O que aquela equipe fez dificilmente será repetido por um clube do país, e isso é um motivo de orgulho a todos os seus torcedores", disse Piovan.

"Esse livro conta em detalhes aquele ano, com depoimentos, fotos, fichas... É quase um "item obrigatório" na coleção dos são-paulinos", finalizou Piovan.

A campanha de pré-venda do livro "1992: O Ano Eterno" está hospedada no portal kickante. Dos 1992 exemplares, mais de 1.500 já foram vendidos, e a campanha segue até o dia 5 de setembro.

São Paulo