Topo

Cartola espanhol é acusado de pagar orgia com verba da federação de futebol

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol -  Irina Hipolito/Getty
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol Imagem: Irina Hipolito/Getty

15/09/2022 13h21

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, está sendo acusado pelo próprio tio de supostamente ter realizado uma festa privada com dinheiro da entidade. De acordo com o jornal espanhol 'El Mundo', Juan Rubiales, ex-chefe de gabinete do dirigente, denunciou o sobrinho na Promotoria Anticorrupção do país.

Segundo o documento apresentado em 30 de maio, Luis Rubiales teria alugado um chalé em Granada, em 2020, para realizar uma festa particular. O tio alega que os gastos com o evento, que teria contado com a presença de oito a dez mulheres, foram bancados com cartões da Federação Espanhola.

Juan Rubiales foi demitido recentemente de sua antiga função na entidade. Em seu depoimento, ele abriu o jogo sobre um outro caso que também teria acontecido em 2020. Em agosto daquele ano, o presidente da Federação Espanhola pediu para que seu tio "encontrasse uma fórmula de levar dinheiro ao seu pai".

Após o ex-chefe de gabinete dizer que tiraria "do próprio bolso" para dar a ajuda, Luis Rubiales teria respondido que o dinheiro deveria sair da entidade. O tio afirma que foi demitido por ter "rechaçado a proposta".

Em nota oficial publicada hoje, a Federação Espanhola "negou categoricamente" as declarações do ex-chefe de gabinete, que classificou como "novo exercício de falsidade e manipulação". A entidade ressaltou que o tio do dirigente "não tem provas" das acusações e que a reunião em questão foi "paga integralmente por cada participante, incluindo Juan Rubiales".