Topo

Flamengo: Gabigol é suspenso pelo STJD por expulsão contra o Ceará

Gabigol foi suspenso com um jogo após expulsão contra o Ceará -  ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabigol foi suspenso com um jogo após expulsão contra o Ceará Imagem: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

29/09/2022 16h04

Expulso na partida contra o Ceará, nos acréscimos do empate por 1 a 1, no Maracanã, em 4 de setembro, pelo Brasileirão, o atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por uma partida, hoje (29), pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD.

O camisa 9 do Flamengo foi julgado no artigo 250 por praticar ato desleal ou hostil na partida, e a decisão foi por maioria dos votos do Tribunal, que levou em consideração o fato de o atleta rubro-negro ser reincidente. A decisão cabe recurso do clube ao Pleno.

Na mesma sessão, os auditores puniram Jô, do Ceará, com a pena mínima de uma partida. Eles converteram a pena em advertência por infração ao artigo 258 do CBJD.

O atacante foi expulso na mesma partida "por socar o ar em minha direção, proferindo as seguintes palavras a mim: 'vai tomar no c*!' Foi mão!", diz o relato do árbitro, que se sentiu ofendido com as atitudes do atleta.

Finalizadas as sustentações dos advogados dos clubes e a explanação dos auditores, o presidente em exercício, o auditor José Dutra, concluiu:

"Endosso a interpretação que meus colegas deram ao lance do atleta Jô. Me parece claro que não foi a intenção de atingir a honra e foi um desabafo com uma infelicidade. Vou reduzir a gravidade da conduta e aderir a divergência aberta para converter a pena em advertência ao atleta Jô. Ao Gabriel Barbosa o lance é de interpretação, mas para mim não me pareceu que se trata de uma vontade de simplesmente de reiniciar o jogo. Achei uma atitude antidesportiva e reclassifico para o artigo 258 e aplico duas partidas de suspensão", finalizou.