Topo

Napoli bate Ajax, mantém campanha 100% e vai às oitavas da Champions

Jogadores do Napoli comemoram gol marcado na vitória sobre o Ajax, pela Liga dos Campeões - Francesco Pecoraro/Getty
Jogadores do Napoli comemoram gol marcado na vitória sobre o Ajax, pela Liga dos Campeões Imagem: Francesco Pecoraro/Getty

12/10/2022 15h42

O Napoli segue encantando e fazendo bonito na temporada europeia. Na tarde de hoje (12), os comandados de Luciano Spaletti venceram o Ajax por 4 a 2, em casa, pela quarta rodada da Liga dos Campeões, e seguem 100% no torneio. Lozano, Raspadori, Kvaratskhelia e Osimhen fizeram da equipe, enquanto Klassen e Bergwijn marcaram para os holandeses.

Após a vitória, o time italiano chegou aos 12 pontos e se isolou ainda mais na liderança do Grupo A. Com isso, o Napoli assegurou a sua classificação antecipada às oitavas de final da Champions.

1º tempo

O Napoli já começou dominando a posse de bola e logo abriu o placar aos seis minutos, depois uma jogada bem trabalhada coletivamente. Após uma tabelinha, Zielinski levantou para Lozano chegar concluindo de cabeça e inaugurar o placar para os donos da casa.

Atrás no marcador, o Ajax tentou reagir e conseguiu achar uma resposta em uma finalização colocada de Bergwijn, mas Meret fez boa defesa. Os holandeses começaram a achar mais espaços e perderam outra chance, com Kudus, que recebeu boa enfiada na cara do gol e bateu cruzado para fora.

Mas logo os italianos voltaram a controlar as ações e a assustar a equipe do Ajax. Lozano aproveitou rebote e pegou de voleio de primeira, mas a bola passou por cima. O Napoli seguiu atacando firme e, aos 16 minutos, saiu o segundo tento. Kvaratskhelia fez boa jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Raspadori, que mandou um balaço no ângulo para ampliar a conta.

2º tempo

Logo na primeira jogada de perigo no período complementar, aos três minutos, o Ajax mostrou sobrevida e diminuiu a conta. Kudus fez bom levantamento na área e Klassen subiu de cabeça para marcar, deixando o placar em 2 a 1. Os holandeses aproveitaram o início da segunda etapa para poder pressionar mais na saída de bola dos napolitanos.

No entanto, foi o Napoli quem conseguiu voltar a marcar. Um chute na área do Ajax foi bloqueado pela mão de Timber e o árbitro assinalou pênalti, aos 16 minutos do segundo tempo. Kvaratskhelia foi para a cobrança e não desperdiçou: 3 a 1.

Na marca dos 38 minutos, o Ajax teve um pênalti a seu favor após um puxão de camisa cometido por Juan Jesus. Bergwijn foi para a bola e não perdeu. 3 a 2 para o Napoli, mas com os holandeses vivos na partida.

Na reta final, o atacante Osimhen protagonizou um lance inacreditável. O nigeriano perdeu um gol feito ao receber um cruzamento na área, na boca do gol, e acabou isolando. Apesar disso, ele não desperdiçou a sua chance seguinte.

Aos 45 do segundo tempo, o Napoli deu números finais ao duelo ao aproveitar uma falha grotesca da defesa do Ajax. Blind se enrolou na saída de bola, Pasveer se posicionou mal e Osimhen aproveitou para tocar no gol vazio.

O Napoli agora volta a campo na Champions para enfrentar o Rangers no próximo dia 26. No mesmo dia, o Ajax recebe o Liverpool.