Topo

Copa do Brasil - 2022

Arnaldo Cezar Coelho analisa lance polêmico em final e diz: 'Virou pelada'

Para ex-juiz, "árbitro sempre transfere responsabilidade para o VAR" - Friedemann Vogel - FIFA/FIFA via Getty Images
Para ex-juiz, "árbitro sempre transfere responsabilidade para o VAR" Imagem: Friedemann Vogel - FIFA/FIFA via Getty Images

13/10/2022 16h29

O possível pênalti de Léo Pereira no empate de 0 a 0 entre Corinthians e Flamengo, pela final da Copa do Brasil, está dando o que falar. Ex-comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cezar Coelho deu sua opinião sobre o lance. Para ele, o árbitro acertou na decisão de campo.

Em entrevista ao LANCE!, Arnaldo foi didático ao afirmar que concordou com a decisão do árbitro de campo na partida. No entanto, ele confirmou que a falta de critério mina a arbitragem brasileira, que se apoia no árbitro de vídeo para tomar decisões capitais.

"Ao invés de a Fifa chegar e clarear os critérios, mostrar na prática o que é e o que não é, ela coloca no papel. O árbitro sempre transfere a responsabilidade para o VAR, então quando chega um árbitro e um VAR que querem interpretar, todo mundo estranha. Ontem, para mim, foi um lance típico de bola na mão, segue o jogo. Mas como o VAR sempre interferia, ficou a dúvida", disse, antes de completar:

"O VAR se guia pela imagem da televisão, uma análise fria do lance que nem sempre retrata a realidade. Foi aí que o número de pênaltis por mão na bola aumentou exageradamente. Virou pelada, onde não se julga se foi bola na mão ou mão na bola, bateu na mão, marcou a falta. Isso é uma covardia."

Como mencionado por Arnaldo, o debate gerou indecisão até nos comentaristas de arbitragem que faziam a cobertura da partida. Enquanto Sandro Meira Ricci, do SporTV, cravou a penalidade, Sálvio Spíndola, da TV Globo, afirmou que não marcaria a infração.

Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Todos os ingressos para a decisão já foram comercializados. Com o resultado da ida, quem vencer fica com a taça da Copa do Brasil.

Estagiário sob supervisão do LANCE!