Topo

Corinthians

Corinthians homenageia Basílio com busto em data histórica para o clube

Evento contou com a presença de membros da cúpula de diretores do time - Reprodução/Twitter
Evento contou com a presença de membros da cúpula de diretores do time Imagem: Reprodução/Twitter

13/10/2022 16h57

O dia 13 de outubro marca um dos dias mais importantes para a história do Corinthians. Há 45 anos, o Timão vencia a Ponte Preta e conquistava o Campeonato Paulista de 1977, que tirou o clube alvinegro de uma fila de mais de 22 anos sem conquistar títulos.

Autor do gol que deu o campeonato ao Time do Povo, Basílio foi homenageado nesta quinta-feira (13) com um busto no Parque São Jorge, sede social corintiana.

O evento contou com a presença de boa parte da cúpula de diretores do Corinthians, incluindo o presidente Duílio Monteiro Alves, que contou que, quando nasceu, recebeu uma visita de Basílio, que lhe entregou uma camisa ainda na maternidade.

O Pé de Anjo, como é conhecido pela Fiel Torcida, havia sido contratado pelo clube alvinegro no mesmo ano em que Duílio nasceu. E à época Orlando Monteiro Alves, avô do atual presidente corintiano, fazia parte da diretoria do Timão.

"Ele (Basílio) chegou aqui (no Corinthians) em março de 1975, mês que eu nasci. E meu avô pegou ele e o levou à maternidade do (hospital Albert) Einstein para levar uma camisa autografada para o seu neto, que tinha acabado de nascer. E era eu. Então, é um motivo de muito orgulho fazer parte dessa homenagem", discursou Duílio Monteiro Alves.

Basílio confirmou a história contada por Duílio e fez agradecimentos especiais à direção corintiana.

"O (Orlando) Monteiro Alves me chamou e perguntou se eu poderia ir com ele no hospital. Eu precisava fazer alguns exames, então fui. Aí ele me chamou em um canto e disse que não queria falar na frente dos outros, mas o neto dele havia nascido, e ele queria levar uma camisa no hospital. E hoje esse neto está aqui, dirigindo esse gigante chamado Sport Club Corinthians Paulista", relembrou o ex-jogador.

"Obrigado a todos que estão presentes e não se esquecem de uma coisa: o Sport Club Corinthians Paulista é maior que todos nós. É ele que proporciona coisas lindas para nós", completou Basílio.

Além de Duílio e outros diretores, familiares de Basílio e outros ex-jogadores estiveram presentes, como Biro-Biro, Dinei e Zé Maria.

Basílio defendeu o Corinthians entre 1975 e 1981. Pelo clube alvinegro fez 253 partidas e marcou 29 gols. Além do Paulistão de 1977, ele também conquistou o estadual em 1979, também sobre a Ponte Preta.

O Pé de Anjo se tornou o 12º ex-atleta corintiano a ser homenageado com um busto no Parque São Jorge. Ele se junta a um time com: Baltazar, Cláudio, Luizinho, Marcelinho Carioca, Neco, Rivellino, Ronaldo Giovanelli, Sócrates, Teleco, Wladimir e Zé Maria.

Um busto de Ronaldo Fenômeno está em produção, e o R9 será o próximo a receber a honraria.

Corinthians