Topo

São Paulo

São Paulo: revelação do Paulista, Pablo Maia mantém destaque no Brasileiro

Pablo Maia, volante do São Paulo, em partida contra o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil 2022 - Paulo Pinto / saopaulofc.net
Pablo Maia, volante do São Paulo, em partida contra o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil 2022 Imagem: Paulo Pinto / saopaulofc.net

19/10/2022 09h00

Já na reta final do Campeonato Brasileiro, o volante Pablo Maia pode ser considerado um dos destaques da temporada ao tomar como referência jogadores com menos de 21 anos. A cria da base do São Paulo, com apenas 20 anos, foi eleita a 'revelação do Campeonato Paulista 2022' no começo da temporada.

Entre os atletas nesta faixa de idade do elenco do Tricolor, Maia é o nome que mais se destaca. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, comparado a jogadores como Luizão, Beraldo e Moreira, é o que apresenta mais minutos em campo e mais espaço no elenco de Rogério Ceni. Nesta temporada, disputou 55 jogos com o elenco profissional.

Já Beraldo esteve presente em quatro, Luizão em quinze e Moreira em nove. Quanto à faixa de idade, o único mais jovem que Pablo Maia é Moreira, com 18 anos.

Outro ponto de destaque são as estatísticas, que se aproximam e superam até mesmo de peças mais velhas do elenco. De acordo com o FootStats, Pablo é o terceiro do São Paulo com mais passes certos (839 contra 61 errados), atrás somente de Rafinha (veterano do Tricolor) e Leo.

Mas não é somente entre os atletas jovens do São Paulo que Pablo Maia tem bons números.

De acordo com o Sofascore, até o momento, Pablo Maia é o jogador sub-20 que detém os melhores números na maior competição nacional. Tal posto é visto ao se comparar com outros jovens que se destacaram de alguma forma no torneio, mas em outras equipes.

Um bom exemplo é Marcos Leonardo, do Santos. Com apenas 19 anos, o atacante caiu no gosto da torcida santista por conta do seu bom desempenho no Brasileiro e pela artilharia do time. Mesmo assim, apresenta números inferiores à cria de Cotia.

Segundo dados do FootStats, Pablo lidera em passes certos (893 contra 228), cruzamentos com êxito (2 contra nenhum do menino da Vila), interceptações (7 contra 2) e desarmes (27 corretos contra 7).

Marcos Leonardo só supera o são-paulino em fundamentos relacionados ao setor ofensivo - como finalizações e gols. Os dois jogadores contam com um número parecido de partidas disputadas na competição. Pablo Maia esteve em 26 jogos do Brasileiro, enquanto o atleta da Baixada Santista em 29.

Com a ausência de Gabriel Neves na posição, por conta da lesão que enfrenta no joelho, o camisa 29 voltou a ser visto como uma das principais opções de Rogério Ceni.

Mesmo que seu desempenho no Brasileirão não esteja ao nível do que foi visto no Campeonato Paulista - onde foi autor de dois gols - é possível encontrar uma justificativa, tendo em vista que este foi seu primeiro ano como atleta profissional, o que surpreende ao analisar estes números e seu patamar atual.

Com contrato até 2024 com o clube do Morumbi, Pablo Maia despertou interesse do futebol inglês, mas nada é certo até o momento.

São Paulo