Topo

Empresário Pedro Azevedo faz atletas do Brasil serem destaques na Europa

26/10/2022 13h07


O empresário português e CEO da StarSoccer, Pedro Azevedo se mudou para o Brasil há pouco mais de um ano, com intenção de explorar o mercado da América do Sul e identificar novos talentos.

O interesse é ajudar os atletas a projetarem uma carreira tanto no Brasil como na Europa.

- Em Portugal temos a empresa SoccerSoul, liderada pelo Helio Martins. Hoje, atuamos em mais de 11 países, como Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Turquia, Polônia, Romênia, Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes, entre outros. Somos uma empresa de renome e isso nos permite expandir e alavancar muito dos nossos atletas identificados na América do Sul, especificamente no Brasil", explicou o agente.

O último atleta descoberto pela empresa foi o meia Matheus Mello, que com 14 anos se transferiu para Portugal e atua no FC Porto-POR. Ele é natural de Poços de Caldas-MG e já chama atenção de outros clubes europeus.

- O processo passa muito pela análise de jogos e consequentemente uma abordagem ao atleta. Nos preocupamos com a parte técnica, mas também com a parte psicológica e educacional. Um atleta para fazer parte do nosso grupo de trabalho tem que ter algumas características preponderantes, entre as quais os estudos, que exigimos as notas escolares, porque antes de formar um atleta, estamos formando cidadãos para o futuro. Além disso, tem a persistência, porque a carreira de um futebolista é feita de altos e baixos e se não souber lidar com as derrotas, não vai poder estar no futebol - declarou Pedro.

- A nossa empresa conta com vários departamentos que ajudam o atleta a crescer e a desenvolver as várias vertentes que achamos necessárias, não só como atleta mas acima de tudo como exemplo de cidadão. Contamos com um serviço de marketing e imagem, que ajuda o atleta a ter uma imagem mais profissional. Temos também o serviço de mental coach que vai ajudar a trabalhar a mente e o psicológico do atleta. consultas de nutrição e gestores financeiros para educação financeira e gestão de ativos - acrescentou.

Pedro e os outros sócios estabilizam uma rede de observação em toda América do Sul.

Em relação aos técnicos portugueses atuarem no Brasil, Pedro acredita que é um desafio grande a todos os níveis a entrada no futebol brasileiro.

Após o êxito de Jorge Jesus no Flamengo, e Abel Ferreira no Palmeiras, e contando também com a presença dos treinadores Vítor Pereira, do Corinthians, e Luiz Castro, do Botafogo, Pedro acredita que mais profissionais vão atravessar o Oceano Atlântico.

"O Brasil é um país incrível, é o país do futebol. Tem imensos agentes brasileiros de valor. O futebol é feito de oportunidades e parcerias. Portugal é um mercado que abrange muitas oportunidades, um país
pequeno, mas com pessoas de grande capacidade para o negócio. Acredito que cada vez mais o empresário português vai estar no Brasil, pela facilidade da língua e também pelos antepassados de ligações milenárias" declarou o agente", finalizou.