Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Real fatura R$ 25 milhões com eliminações de Barcelona, Atlético e Sevilla

Modric, do Real Madrid, comemora gol contra o Sevilla pelo Campeonato Espanhol. - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Modric, do Real Madrid, comemora gol contra o Sevilla pelo Campeonato Espanhol. Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

27/10/2022 09h32

O Real Madrid vai receber 4,7 milhões de euros (R$ 25 milhões na cotação atual) da Uefa por ter sido o único clube da Espanha a garantir uma vaga no mata-mata da Champions League. Isto devido às regras de divisão das premiações da entidade europeia.

O market pool da Uefa é um mecanismo de distribuição de receitas para os clubes da Liga dos Campeões de acordo com alguns fatores. Entre eles, os contratos de TV fechados em casa país, as campanhas na liga nacional na temporada anterior e o desempenho na competição europeia.

Sendo assim, o Real Madrid se beneficia com as eliminações de Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla, já que foi o campeão da La Liga e é o único da Espanha que segue vivo na competição europeia.

A bolsa comum para os clubes da Espanha na Champions League é de 56 milhões de euros. Deste valor, metade já foi distribuído entre as equipes antes do início da competição. O Real Madrid recebeu 11,2 milhões; o Barcelona, 8,4 mi; o Atlético de Madrid, 5,6 mi; o Sevilla, 2,8 mi.

Agora, cada um desses quatro clubes recebeu 3,9 milhões de euros pelos jogos da fase de grupos. O Real Madrid vai somar a esse valor mais 4,7 milhões de euros por ser o único a chegar nas oitavas de final. O clube ainda pode faturar mais, a depender de seu desempenho na competição.