Série B: última rodada tem 'drama' do Vasco e luta contra o Z4; veja
A rodada final da Série B coloca em jogo muita tensão. As partidas do próximo domingo (6) vão definir os últimos dois times que estarão na elite do futebol brasileiro em 2023, como também decretar o descenso de mais uma equipe para a terceira divisão.
Na luta pelas duas vagas que ainda restam na Série A no próximo ano, quatro equipes entram na última rodada com chances de acesso. Enquanto isso, na parte inferior da tabela, dois clubes lutam para não preencher a vaga que resta na Série C. Veja abaixo:
ACESSO: BAHIA, VASCO, ITUANO E SPORT
O campeão da Série B, Cruzeiro, e o Grêmio já se garantiram na elite. Em relação à terceira vaga, o Bahia tem 97,6% de chances de subir, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.
"O Bahia tem 59 pontos mas está em uma situação confortável. Basta um empate diante do CRB para chegar aos 60. O que contribui para a situação do clube baiano ser confortável é o fato de Vasco e Ituano se enfrentarem", afirmou ao LANCE! o professor Gilcione Nonato da Costa, criador do site Probabilidades no Futebol, da UFMG.
Já o confronto entre Ituano e Vasco, no Novelli júnior, às 18h30 (de Brasília) de domingo (6), ganhou ares de decisão. Os vascaínos, com 59 pontos, têm 52,8% de possibilidade de acesso, enquanto o Galo de Itu, que soma 57 pontos, estão com 49,6% de chances de subir.
"O Vasco tem a vantagem do empate, mas a sua situação é bem arriscada. A equipe joga fora de casa com o melhor time do returno na Série B, e o Ituano vem numa crescente. Caso o Cruz-Maltino perca, seu risco de não subir é grande", disse.
O professor destacou que há uma possibilidade do Vasco subir mesmo se for derrotado em Itu.
"O Vasco tem os mesmos 59 pontos do Bahia. Caso os vascaínos percam para o Ituano, resta ao clube da Colina torcer para que o Tricolor baiano também seja derrotado pelo CRB. Só que há uma diferença de saldo de gols para ser tirada e fazer com que os vascaínos ultrapassem o clube baiano na classificação (o Vasco tem saldo de gols de 11, enquanto o Bahia tem saldo de 13). Com isto, Ituano e Vasco subiriam", afirmou o professor de Matemática da UFMG.
Quem tem a situação mais complicada entre as quatro equipes que lutam pelo acesso é o Sport. O time pernambucano precisará de um 'milagre' para retornar à Série A.
"O Sport precisa vencer fora de casa o Vila Nova. Só que o clube goiano vem fazendo um campeonato de recuperação e é muito forte como mandante. Além disto, o Leão precisa aplicar uma goleada", declarou.
REBAIXAMENTO: CSA E NOVORIZONTINO
A reta final da Série B também terá contornos de decisão para duas torcidas: a do CSA e a do Novorizontino. Ambas as equipes estão separadas por um ponto e brigam para não preencherem a última vaga entre os rebaixados da Série B de 2022 (Operário, Brusque e Náutico já caíram).
Com 42 pontos, o CSA tem 35,8% de risco de descenso. A equipe alagoana é a 16ª colocada e tem uma leve vantagem para sair desta situação ingrata.
"O CSA só depende das suas forças, mas tem uma questão. A equipe enfrenta fora de casa o Cruzeiro, que depois que conquistou o título da Série B, teve uma queda de rendimento. Por mais que seja um confronto no Mineirão, há a possibilidade deste jogo ser festivo. Porém, não há como negar que enfrenta o melhor time da competição", afirmou.
O Novorizontino, por sua vez, enfrenta o já rebaixado Operário. O time aurinegro, com 41 pontos, tem 64,2% de risco de cair e precisa vencer e "secar" o adversário.
"O Novorizontino joga contra uma equipe rebaixada, o que torna a partida imprevisível. Só que, além de obter um resultado positivo, a equipe paulista tem de torcer por um tropeço do CSA", mas ressaltou:
"Há possibilidade do Novorizontino ultrapassar o CSA mesmo sem vencer o seu último jogo. A equipe tem de empatar e torcer por uma derrota da equipe alagoana. Com isto, empatará no número de pontos e se manterá na Série B devido ao maior número de vitórias (10 contra nove do CSA)", complementou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.