Topo

Brasileirão - 2022

Muito em jogo: veja as disputas que estão em aberto no Brasileirão

Dodô, do Atlético-MG, e Reinaldo, do São Paulo, em partida do Brasileirão. - Alexandre Schneider/Getty Images
Dodô, do Atlético-MG, e Reinaldo, do São Paulo, em partida do Brasileirão. Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

04/11/2022 08h00

O Palmeiras já confirmou seu hendecacampeonato brasileiro na quarta-feira passada (2), mas algumas vagas ainda estão em disputa no Campeonato Brasileiro. Do sonho de estar na Copa Libertadores à permanência por mais um ano na elite, equipes ainda fazem as contas para consolidarem um feliz 2022.

Presença na Copa Libertadores

Além do Verdão, Internacional, Fluminense e Corinthians já garantiram vagas na Libertadores-2023. Como o Flamengo (atual terceiro colocado) conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores neste ano, a zona de classificação do Brasileiro mudou de G6 para G8.

Professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa vê a situação começar a se encaminhar para um clube que disputou neste ano a Libertadores.

"O Athletico é quem está com situação mais tranquila. A equipe está com 54 pontos e precisa somar outros quatro para confirmar sua vaga", detalhou.

O Furacão tem 94,5% de chances de estar na edição de 2023 da competição continental.

O criador do site Probabilidades no Futebol apontou quem também tem chances de se credenciar no G8.

"O Atlético-MG faz duas partidas como mandante. Um adversário é o Botafogo, uma equipe que oscila muito, enquanto o Cuiabá está na briga para não cair", afirmou.

O Galo, com 52 pontos, está com 72,7% de possibilidade de se garantir na Libertadores de 2023.

O São Paulo, com 51 pontos, vem em seguida com 59,3% de chance.

"Basta conseguir uma vitória que o São Paulo exige que o Fortaleza e o América-MG façam uma reta final impecável e alcancem ao menos 55 pontos. O Tricolor paulista também terá entre os adversários o Goiás, que é um adversário oscilante", disse Gilcione Nonato Costa.

Mesmo em décimo lugar, o Fortaleza tem chances de vaga na competição continental superior do América-MG: 28,6%, contra 26,5% do Coelho, clube que está na nona colocação.

"O Fortaleza tem feito um returno muito forte, de recuperação na competição. Por ter duas partidas como mandante pela frente, tem mais chances do que o América-MG. Contudo, é complicado para o Tricolor do Pici alcançar a pontuação do São Paulo", destacou.

O Botafogo mantém 11,2% de possibilidade de se classificar. Mas o matemático alerta.

"Trata-se de uma equipe que não é confiável. Não tem bom aproveitamento como mandante e isto pesa na reta final".

O Santos tem 6,9% de possibilidade de obter uma vaga na Libertadores de 2023. O RB Bragantino mantém remotos 0,26% e o Goiás está com 0,013%.

O 'fantasma' do rebaixamento

A luta contra o rebaixamento traz momentos críticos. O Juventude já está matematicamente na Série B de 2023, enquanto o Avaí tem ínfimas oportunidades de seguir na elite: a UFMG aponta 99,7% de risco de queda.

O Atlético-GO também está com os dias contados, de acordo com o matemático Gilcione Nonato da Costa.

"A equipe tem 33 pontos, precisa de cinco para sair da zona de rebaixamento. Dois dos três últimos jogos do Atlético-GO serão como visitante e, além disto, o Dragão não tem um bom desempenho como mandante. As chances são reduzidíssimas", afirmou o especialista da UFMG.

A equipe goiana tem 92,5% de probabilidade de cair.

O site Probabilidades no Futebol aponta que o Ceará, com 34 pontos, tem 83,4% de chance de ocupar a última vaga do Z4. O Cuiabá, com 37 pontos, tem 15,9% de chance de cair.

"O Ceará jogará duas partidas como visitante, o que é desafiador. O Cuiabá venceu fora e ainda tem na reta final duas partidas como mandante, o que dá margem para que se afaste da zona de rebaixamento", destacou.

Completando a lista, o Coritiba tem 8,2% de chance de cair para a Série B de 2023.

Entre a luta para ter um 2023 com ambições continentais e o desafio de se manter na elite, há muito em jogo nesta reta final do Brasileirão.