Topo

Palmeiras

Palmeiras ainda tem metas a cumprir no Brasileirão; saiba quais

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado sobre o Fortaleza em jogo do Campeonato Brasileiro - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado sobre o Fortaleza em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

04/11/2022 04h30

O Palmeiras foi campeão do Brasileirão 2022 na última quarta-feira (2) e cumpriu seu principal objetivo na competição. No entanto, engana-se quem pensa que agora é hora de tirar o pé. Obstinados, os comandados de Abel Ferreira já sabem que essas últimas três rodadas do campeonato servirão para bater marcas e recordes.

Com 77 pontos na liderança, o Verdão tem mais nove pontos a disputar e pode chegar a 86, o que significaria a segunda melhor campanha da história dos pontos corridos, perdendo apenas para o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, que somou 90 pontos.

Ao conseguir 100% de aproveitamento nesses jogos, o Palmeiras vai dar um enorme passo para cumprir outros objetivos como, por exemplo, o recorde de menos derrotas na história dos pontos corridos. Até aqui, o time de Abel tem apenas duas, mas a marca atual é de quatro (São Paulo-2007, Palmeiras-2018 e Flamengo-2019).

Mas não para por aí... Outro feito inédito nos pontos corridos é terminar o campeonato sem perder fora de casa. Até aqui, o Alviverde está invicto como visitante e já se sagrou o campeão simbólico levando em conta os jogos longe de seus domínios. Restam duas partidas: Cuiabá (36ª rodada) e Internacional (38ª rodada).

Se o título de 2022 já é incontestável, ele pode se tornar ainda mais somando outros quesitos. Apenas uma vez na história dos pontos corridos um clube terminou o Brasileirão como melhor visitante, melhor mandante, melhor ataque, melhor defesa, campeão do primeiro turno e campeão do segundo turno: o Corinthians de 2015.

Isso é algo que o Palmeiras de 2022 pode igualar, já que neste momento o time é o melhor em todos esses quesitos, mas apenas dois deles estão garantidos: o melhor visitante e o campeão do primeiro turno. Os restantes são possíveis, mas a concorrência é pesada como é o caso do ranking de mandantes e do 2º turno.

Vale destacar que se nenhum desses objetivos for alcançado, isso não manchará o título brasileiro, mas se essas marcas forem atingidas, elas abrilhantaram uma conquista que já é histórica e incontestável. O Palmeiras é campeão brasileiro com méritos, e somente deixaria mais claro que foi o dono da competição.

Confira os rankings citados acima:

Melhor Mandante:
1) Palmeiras - 40 pontos (18 jogos)
2) Internacional - 38 pontos (17 jogos)
3) Corinthians - 37 pontos (17 jogos)

Melhor Visitante:
1) Palmeiras - 37 pontos (17 jogos)
2) Fluminense - 28 pontos (18 jogos)
3) Botafogo - 28 pontos (17 jogos)

Primeiro Turno
1) Palmeiras - 39 pontos
2) Corinthians - 35 pontos
3) Fluminense - 34 pontos

Segundo Turno
1) Palmeiras - 38 pontos
2) Internacional - 34 pontos
3) Fortaleza - 33 pontos

Melhor Ataque
1) Palmeiras - 63 gols
2) Flamengo - 57 gols
3) Fluminense - 56 gols

Melhor Defesa
1) Palmeiras - 22 gols
2) Internacional - 31 gols
3) Corinthians - 33 gols

Palmeiras