Topo

Ídolo da Holanda analisa relação com Van Gaal: 'Me deixava louco'

Van der Vaart, meia da Holanda - Best Photo Agency & C / Pier Gia
Van der Vaart, meia da Holanda Imagem: Best Photo Agency & C / Pier Gia

16/11/2022 16h26

Classificação e Jogos

A história de Louis Van Gaal na seleção holandesa é bastante rica e passou pelas mais diferentes gerações. Um dos que conseguiu acompanhar boa parte da trajetória é o meia Rafael Van Der Vaart. O ex-jogador passou a limpo a relação com o treinador e revelou episódios inusitados.

Em sua coluna no jornal holandês, De Telegraaf, Van Der Vaart relembrou a chegada do treinador na seleção, logo após passagem brilhante pelo Barcelona. Além da 'pilha' nos treinos, o ex-jogador confirmou a emoção por ser comandado por Van Gaal.

"No seu primeiro período como treinador da Holanda - ele tinha acabado de chegar do Barcelona -, estava terrivelmente no topo. Ele esteve muito presente nos treinos. Claro que ele ainda é, mas na época foi muito extremo. Você estava sob pressão e tensão 24 horas por dia. Até comer com a equipe foi emocionante!", escreveu, antes de completar.

"Louis e eu somos opostos, mas isso também tem seu charme. Embora não tenhamos nos classificado para a Copa do Mundo de 2002, ele trouxe o melhor de mim. Sempre me dei bem com ele', continua Van der Vaart.

"Posso rir disso agora, mas às vezes ele me deixava louco. Você poderia fazer algo errado a qualquer hora do dia e ele voaria. É disso que todo jogador precisa. Eu também, embora muitas vezes pensasse: deixe-me almoçar tranquilo ou fazer minhas coisas. E, no entanto, gostávamos um do outro. O mais importante é que ele sempre dá clareza e confiança aos jogadores e ele fará isso novamente agora", analisou.

O ex-jogador também destacou as mudanças no perfil de Van Gaal com a atual geração. Além disso, citou algumas das principais estrelas da equipe, como Frenkie De Jong e Memphis Depay, para ilustrar tamanho crescimento do treinador.

"O Louis de sua juventude diria a Frenkie de Jong para tocar na bola uma ou duas vezes, mas agora ele vai encorajar Frenkie a deixá-lo jogar seu próprio jogo. Memphis Depay é um menino que tem que fazer muitas ações. Ele não pode dizer que não precisa mais fazer isso porque pode perder a bola como resultado", finalizou.

A Holanda estreia na Copa do Mundo no próximo domingo (19), às 13h (de Brasília), contra Senegal. A partida acontecerá no Estádio Thumama, na província de Doha.