Impedimento semiautomático anula gol do Equador contra o Qatar; entenda a tecnologia
Classificação e Jogos
A Copa do Mundo de 2022 precisou de apenas dois minutos de bola rolando para ter a primeira polêmica de arbitragem. Enner Valencia abriu o placar para o Equador contra o Qatar após saída errada do goleiro, mas o lance foi anulado por um impedimento de Estrada.
Após toda celebração dos jogadores do Equador pelo primeiro gol da Copa, o árbitro italiano Daniele Orsato teve que esperar mais de dois minutos para ouvir da cabine do VAR, comandada pelo também italiano Massimiliano Irrati, que o gol deveria ser anulado por conta da posição irregular.
Mas a expectativa pelas famosas linhas do VAR dominou quem assistia ao jogo pela TV. A Fifa demorou cerca de 10 minutos para exibir a imagem 3D da tecnologia do impedimento semiautomático, novidade para esta edição da Copa do Mundo.
Entenda a tecnologia
Mesmo com as 12 câmeras de rastreamento montadas dentro do estádio, além da captação da movimentação dos jogadores com até 29 pontos do corpo de cada atleta e com um sensor na bola que envia dados 500 vezes por segundo para a sala de vídeo central do VAR, a transmissão oficial demorou para exibir tanto para o mundo, quanto para os torcedores presentes no Al Bayt Stadium, a posição irregular de Estrada durante o lance.
O impedimento semiautomático é a grande novidade em termos de tecnologia nesta Copa. Antes do juiz de campo ser informado de qualquer decisão apontada pela inteligência artificial, o VAR verifica e decide se aciona o árbitro ou não.
Após finalizada a análise, a tecnologia cria uma imagem automaticamente para amostrar a irregularidade na jogada. A animação 3D será colocada no telão do estádio, para todos os torcedores entenderem os motivos das marcações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.