Topo

Van Dijk analisa estreia da Holanda e justifica uso de 'braçadeira da Fifa'

Van Dijk, zagueiro da Holanda, na estreia da Copa do Mundo contra Senegal - Alex Grimm/Getty Images
Van Dijk, zagueiro da Holanda, na estreia da Copa do Mundo contra Senegal Imagem: Alex Grimm/Getty Images

21/11/2022 16h00

Classificação e Jogos

Capitão e referência da Holanda, Virgil Van Dijk estreou com boa exibição na vitória sobre o Senegal, tendo até chances de marcar de cabeça. Após a partida, o zagueiro do Liverpool analisou a primeira partida em Copas do Mundo e lamentou ações contrárias à faixa de capitão com símbolos do 'OneLove'.

A braçadeira tem como símbolo um arco-íris dentro do coração e sua tradução seria amor livre. Trata-se de uma mensagem de apoio à comunidade LGBTQIA+, que sofre com repressões no Qatar, sede do Mundial.

O defensor confirmou que, mesmo em momentos difíceis na partida, jamais deixou de acreditar no resultado positivo. Além disso, Van Dijk projetou o próximo desafio no Grupo A, que será diante do Equador, valendo a liderança isolada do certame.

"Continuamos acreditando na vitória, sabendo também que ainda poderíamos trazer muita qualidade na segunda parte. Temos que ser melhor, mas às vezes era difícil", disse.

"O adversário caiu muito e saiu rápido quando perdemos a bola do nosso lado. Temos que melhorar nesse ponto em particular, já que nosso próximo adversário, o Equador, também é perigoso no contra-ataque. Mas meu sentimento é que só vai melhorar daqui para frente", completou o atleta.

O jogador do Liverpool também fez questão de criticar as medidas da Fifa com relação às faixas de capitão com símbolos de inclusão. De acordo com o zagueiro, começar com um cartão amarelo seria extremamente prejudicial para a equipe e, por isso, não foi possível utilizá-la.

"Estávamos preparados para fazer uma declaração, mas começar o jogo com um cartão amarelo não é muito conveniente. Especialmente na minha posição. Eu adoraria usar a faixa, mas não a todo custo. É uma pena que não tenha sido possível, mas estou aqui como jogador de futebol antes de mais nada", finalizou.

Com três pontos conquistados, a Holanda está empatada com o Equador na liderança do Grupo A e, como mencionado, as equipes se enfrentam na próxima rodada. A partida acontecerá às 13h (de Brasília) desta sexta-feira (25), no Estádio Internacional Khalifa.