Mário Bittencourt obtém avanços no Flu, mas clube segue com problemas
A eleição para a presidência do Fluminense está cada vez mais próxima. O pleito será neste sábado (26), com Mário Bittencourt, atual ocupante do cargo, buscando a reeleição. Diante disso, o LANCE! listou as promessas da última campanha do mandatário e analisou como foram os primeiros três anos à frente do clube.
Veja abaixo a relação:
O QUE MÁRIO CUMPRIU
- Finanças
O Fluminense tem diminuído a dívida e, recentemente, obteve as Certidões Negativas de Débito (CNDs). Além disso, o clube faz balancete e criou um portal da transparência.
- Patrocínio e captação de investimentos
Um patrocínio master era mais uma das grandes promessas. E foi cumprida. A empresa "Betano" está estampada no local de maior destaque na camisa tricolor. O contrato foi renovado este ano e ampliado até 2025.
Vale destacar ainda que o Fluminense conversa com o banco "BTG Pactual" para a elaboração de projeto de investimento qualificado.
- Governança e gestão profissional focada em resultados
O tema é amplo. No entanto, se for considerado o resultado dentro de campo, o Fluminense fez boas temporadas na gestão de Mário Bittencourt, sendo esta última a de maior destaque, apesar de não ter alcançado títulos de maior expressão (nos últimos três anos, o Tricolor conquistou o Carioca 2022).
Além disso, também foi criada a vice-presidência de governança e compliance.
- Auditoria permanente
O Tricolor lança um demonstrativo financeiro a cada final de ano e um balancete trimestral. Em alguns momentos as divulgações foram atrasadas.
- Maracanã
Mário Bittencourt cumpriu tudo o que foi prometido em relação ao Maracanã. Vale destacar que, agora, vai tentar dividir com o Flamengo de igual para igual, ao invés do Fluminense ser só interveniente. Além disso, o aumento das receitas de venda cresceu com os novos planos de sócio.
- Sócio futebol
Foi uma das propostas que mais deu certo. O Fluminense reformulou o programa e conseguiu, praticamente, dobrar o número de sócios.
- Defesa institucional
Com Mário, o Fluminense começou a se posicionar mais dentro das entidades como a Ferj, CBF, Conmebol e Fifa.
O QUE MÁRIO NÃO CUMPRIU
- Independência operacional
Não aconteceu de forma alguma. Os esportes olímpicos dão prejuízo, assim como o futebol feminino, mesmo que em diferentes proporções. Todos esses gastos saem do caixa geral. Ou seja, não tem separação da renda do futebol.
- Estádio próprio
O estádio das Laranjeiras será reformado para o uso de partidas de pequeno porte. Contudo, jogos que demandam a presença em peso do torcedor não serão disputados na sede do clube.
- Esportes olímpicos
Os esportes olímpicos seguem não sendo autossustentáveis e dão prejuízo. Sequer existe o Guerreirinho Olímpico, projeto similar ao que é feito no futebol, muito menos as olimpíadas internas.
O QUE MÁRIO FEZ EM PARTE
- Xerém
De fato existe a vice-presidência de futebol da base. Mas não há parceria com clubes do Brasil, nem mesmo do exterior.
- Futebol profissional
Mário Bittencourt recuperou a hegemonia carioca nesta temporada. Nas outras duas finais, o Fluminense foi derrotado pelo Flamengo. Além disso, o Tricolor voltou a disputar competições internacionais. Por outro lado, as obras no CT não foram concluídas.
- Marketing e comunicação
A única proposta não cumprida foi o lançamento da "Casa Fluminense". O tema foi um dos pontos fortes da gestão.
O QUE ESTÁ EM ANDAMENTO COM MÁRIO
- Sede social/Laranjeiras
De fato o projeto existe e, ao que tudo indica, está em vias de começar. Inclusive, a reforma de Laranjeiras será patrocinada pela operadora de telefonia "Tim".
Balanço das promessas durante o triênio
Total de promessas: 14
Cumpriu: 7
Em parte: 3
Em andamento: 1
Não cumpriu: 3
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.