Topo

Van Gaal aposta em retrospecto para retomar equilíbrio da Holanda na Copa do Mundo

26/11/2022 06h30


O empate em 1 a 1 com o Equador frustrou os planos da Holanda de garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo. No entanto, esse é o menor dos problemas para a Laranja, já que as atuações tem sido bem abaixo da expectativa. Agora, o momento é de relembrar as boas campanhas com Van Gaal e crescer na competição, apresentando bom futebol.

Desde que assumiu a Holanda, após a saída de Frank de Boer, Van Gaal implementou um estilo seguro e que deu resultados. O treinador está invicto no comando da seleção holandesa, com 13 vitórias e cinco empates, em 18 jogos disputados. No entanto, até o momento, não conseguiu trazer a boa fase para a Copa do Mundo.

Com duas atuações abaixo do esperado, a Holanda conseguiu vencer Senegal, mas acabou empatando com Equador. A vaga deve ser confirmada, mas os problemas vão além da fase de grupos e precisam ser observados para o mata-mata. Após o jogo diante dos sul-americanos, Van Gaal analisou o momento da Laranja.

+ Gakpo, da Holanda, é um dos jogadores mais produtivos da Europa na temporada; entenda


- Voltamos a jogar mal na posse de bola. O time quer muito. Basta ter qualidade para mostrar isso. Perdemos todos os jogos e muitas vezes demos a bola para a cor errada. Ainda é incrível como jogamos este jogo. Apesar de não estarmos no jogo, demos pouquíssimas chances - disse, antes de completar:

- Mas se toda a equipa não consegue encontrar a sua própria cor, torna-se difícil e o melhor é conseguir um empate. Na Liga das Nações mostramos que podemos jogar bem, mas são adversários de um estilo diferente que estão tentando nos impedir. Não estou tão triste, ainda não perdemos, estamos no topo e vou apoiar os meus jogadores - finalizou.

Van Gaal teve problemas para escalar a Holanda nesta sexta-feira (Alberto Pizzoli/ AFP)

Van Gaal também mencionou a questão da perda de equilíbrio como ponto central para as más atuações da Holanda. O grande exemplo disso é a quantidade de mudanças entre as duas primeiras partidas. A escalação desta sexta-feira teve quatro opções diferentes, incluindo o avanço de Cody Gakpo ao ataque, a única que parece ter dado resultado.

+ Grupo A da Copa do Mundo: veja o que Holanda, Equador e Senegal precisam para ir às oitavas

Vale destacar que Van Gaal não deve ficar no comando da Holanda após a Copa do Mundo. O treinador foi contratado com uma missão: levar a Laranja ao Mundial, tanto que o contrato se encerra no dia 31 de dezembro deste ano. O substituto é Ronald Koeman, ex-Barcelona.

A Holanda volta a campo na próxima terça-feira, às 12h (de Brasília), para enfrentar o Qatar. Na liderança do Grupo A, a Laranja, de Van Gaal, precisa de uma vitória simples para passar em primeiro, ou um empate para se classificar sem depender de resultados paralelos.