Topo

Amadores e profissionais brilham no Stand Up na Praia do Rancho

27/11/2022 19h14


O domingo dos Jogos de Verão em Trindade começou pela Praia do Rancho, com a disputa do Stand Up Race. Profissionais e amadores, num total de 16 competidores entre mulheres e homens, largaram juntos. Os amadores tinham que dar apenas uma volta passando pelas três boias, totalizando três quilômetros. Já os mais experientes precisavam completar três voltas, exatos nove quilômetros. O sol brilhava forte e nem mesmo o mar agitado foi capaz de diminuir o ímpeto e a empolgação dos participantes.

O primeiro a cruzar a linha de chegada entre os amadores, com o tempo de 12m44s, foi Maick Walace, advogado, natural de Ubatuba (SP). Aos 45 anos, ele rema desde os 36 e aproveitou para incentivar aqueles que se sentem velhos para iniciar no esporte.

+ Gilberto Gil é hostilizado por brasileiros durante a Copa do Mundo no Qatar

- Eu remo desde 2014, faço Stand Up, tanto Race como Wave, e canoa havaiana também. Há algum tempo não remava na Race, estou mais focado na canoa esse ano, mas vim para curtir e aproveitar o evento. A raia aqui é muito boa, apesar da dificuldade com a ondulação lateral, que acabou trazendo um nível técnico maior para a prova. Iniciei com 36 anos e fica aqui o recado para aqueles que se acham velhos para começar a remar. Tenho amigos que debutaram depois dos 60 e estão remando muito bem - declarou Maick.

Já entre os profissionais, quem levou a melhor foi Helbert Ramon, de 32 anos, também de Ubatuba, que completou a prova em 35 minutos. Ele pratica o Stand Up há pouco mais de um ano, mas se familiarizou com o esporte por ser pescador e, por isso, estar habituado a andar de canoa caiçara.

- Sempre tive o costume de remar canoa caiçara, que é de madeira e mais pesada. Como o movimento é muito parecido, também com remada em pé, já tenho essa prática desde moleque. A diferença é que a canoa é muito mais pesada e o remo, também. Só agreguei a técnica, porque os movimentos são outros, mas a resistência no Stand Up é menor", explicou. "Pegamos muita ondulação lateral e ondas fortes no fim para chegar à praia. Foi uma prova bem dura pela condição do mar - completou.

+ Galvão relembra lesão de Pelé em 62 e indaga: 'Caso Neymar não jogue mais, quem será o novo Garrincha?

Os Jogos de Verão, evento idealizado pela Rio de Negócios, realizado de 2015 a 2018 e, agora, de volta ao calendário de esporte do Rio, terão sequência no próximo fim de semana, em Cabo Frio, com a corrida de rua e a natação no mar. Esta 5ª edição, intitulada de "Viva o Reencontro", será finalizada em Niterói, nos dias 10 e 11 de dezembro, com outras três modalidades esportivas: vôlei, beach tennis e basquete 3x3.