Titular? Van Gaal dá dicas e prepara Xavi Simons para atuar pela Holanda na Copa do Mundo
A Holanda decide a vida na Copa do Mundo nesta terça-feira, diante do Qatar, pela terceira rodada do Grupo A. A semana foi repleta de mudanças na Laranja, já que as performances nas duas primeiras jornadas não agradaram. Uma delas pode ser a entrada do jovem Xavi Simons, ex-Barcelona e PSG. O meia tem a confiança de Van Gaal, que comentou sobre o jogador em entrevista coletiva.
Nesta segunda-feira, Xavi Simons recebeu muitos elogios de Van Gaal. Além de confirmar a qualidade do meia de 19 anos, o treinador da seleção holandesa fez questão de revelar que a chance como titular está próxima. De acordo com o comandante, o foco é justamente nos atletas que têm potencial de melhora.
- Por acaso, disse a Xavi que ele poderia dar um passo. Depende da partida se haverá troca. Também depende de como o adversário joga. Treinamos uma vez por dia. Então posso ver, entre outras coisas, se ele mostra coragem ou não. Eu vejo um desenvolvimento ascendente, em sua totalidade. Ele tenta realizar o que lhe pedimos. Nos treinos também estou mais focado neste tipo de jogadores do que nos jogadores que já conheço bem - disse Van Gaal.
O meia do PSV Eindhoven é um dos jogadores mais jovens desta Copa do Mundo. Com 19 anos, no entanto, ele tem rodagem por grandes clubes da Europa. Destaque da base do Barcelona e titular em algumas partidas no PSG, de Neymar, Messi e Mbappé, Simons despontou na equipe holandesa e, por isso, foi convocado.
VEJA NÚMEROS DE XAVI SIMONS NA TEMPORADA
22 jogos (19 como titular)
10 gols
3 assistências
0,59 média de participação
Xavi Simons é uma das grandes promessas do futebol mundial (Olaf Kraak / AFP)
COMO FICA O ESQUEMA DE VAN GAAL?
Se optar por escalar Xavi Simons, Van Gaal adotará um esquema mais ofensivo do que nas últimas partidas. O treinador já comentou que manterá o 5-3-2 dos duelos contra Senegal e Equador, mas o meia pode dar maior profundidade à equipe. Com dois volantes, De Jong e Koopmeiners, e o jogador na criação, a Holanda pode ter um ataque mais eficiente.
O setor ofensivo foi justamente o maior alvo de críticas nas primeiras duas partidas da Copa do Mundo. Bergwijn e Jansenn não foram bem, e Memphis Depay não está 100% para atuar os 90 minutos. Sobrou para Cody Gakpo, companheiro de Simons no PSV, comandar o ataque com dois gols em dois compromissos pela Laranja.
Com Simons na escalação e repetindo a formação do último duelo, diante do Equador, a Holanda entraria em campo com a seguinte equipe: Noppert, Van Dijk, Timbers e Aké; Dumfries, Blind, Koopmeiners, De Jong e Xavi Simons; Bergwijn e Cody Gakpo.
A Holanda enfrenta o Qatar nesta terça-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Doha. Se vencer, a Holanda confirma a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo e, de quebra, fica muito próxima do primeiro lugar do Grupo A. A liderança depende da outra partida da chave, entre Senegal e Equador, no mesmo horário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.