Números serão fundamentais para Southgate resolver dilema da Inglaterra nas oitavas da Copa
A cada jogo da Copa do Mundo, a equipe de scout da Fifa encaminha às comissões técnicas das seleções os dados estatísticos da partida e individuais dos atletas que estiveram em campo. E essas informações serão fundamentais para que o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, decida a sua escalação para o ataque inglês no jogo contra Senegal, pelas oitavas de final da competição. O confronto acontecerá já neste domingo (4), no estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar.
Bukayo Saka e Raheem Sterling são homens de confiança do treinador, mas a dupla Marcus Rashford e Phil Foden decidiram a última partida, contra País de Gales, que confirmou a classificação inglesa. Assim, o treinador está com a chamada dor de cabeça boa para montar o time para o próximo duelo.
+ Veja como estão os jogos das oitavas da Copa do Mundo com a atual situação dos grupos
Entre os quatro atletas, a disputa mais forte deve ser entre Rashford e Sterling. E essa concorrência envolve um dilema comum entre os técnicos em torneios de tiro curto, como a Copa: confiança ou momento?
Se Southgate optar por valorizar a fase atual, certamente escolherá Rashford, que, além de já ter marcado três gols neste Mundial, apresenta um aproveitamento nas situações ofensivas melhor do que Sterling.
Antes da sua estreia como titular na competição, contra o País de Gales, o atacante do Manchester United havia entrado aos 25 minutos do segundo tempo do duelo contra o Irã, pela primeira rodada do grupo B, e no minuto seguinte deixou a sua marca. Marcus Rashford também entrou na etapa final do empate sem gols da Inglaterra contra os Estados Unidos, na segunda rodada, mas nessa ocasião não fez tanta diferença.
Rashford e Sterling jogam em rivais, disputam posição na seleção, mas são amigos (Foto: Reprodução / Twitter)
Um ponto que pode jogar contra o jogador, que é o mais jovem a balançar as redes pela Inglaterra na história, é o posicionamento. Nas duas vezes que ele saiu do banco de reservas, entrou no lugar de Saka e seguiu atuando pelo lado direito. Já quando foi titular, Rashford iniciou caindo pela esquerda, mas no intervalo da partida foi deslocado para o setor oposto, e foi quando decidiu o confronto marcando dois gols e iniciando a jogada do outro tento, anotado por Phil Foden.
+ Confira a tabela da Copa do Mundo e simule os próximos jogos
O bom desempenho de Marcus na Copa do Mundo até aqui, surpreende muita gente na Inglaterra. Isso porque após perder um dos pênaltis decisivos na derrota da Euro, no ano passado, o jogador entrou em um espiral de más atuações no seu clube, ficou fora de algumas convocações da seleção nacional, mas voltou a mostrar o seu valor nesta temporada, após a chegada do técnico Erik ten Hag ao comando dos Diabos Vermelhos.
Essa retomada da boa fase de Rashford anima muito o elenco inglês, mas conflita com a consistência de Sterling, que entregou muito durante o ciclo do English Team até o Mundial. Ele, inclusive, foi o principal no vice-campeonato da Euro, marcando gols importantes como contra a Alemanha, nas oitavas de final.
Southgate terá três dias para definir as suas escolhas e montar a Inglaterra na primeira das quatro decisões em busca do segundo título de Copa do Mundo da seleção na história. Os atletas ganharam folga na última quarta-feira (30) e voltarão aos treinamentos nesta quinta-feira (1º).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.