Topo

Coringa da Inglaterra na Copa, Grealish reconhece concorrência e se desculpa com atacante paraguaio

02/12/2022 10h55


Fã de Bernardo Silva, autêntico e apaixonado pela sua família, em especial a sua irmã Holly, de 12 anos e com histórico de paralisia cerebral, o meia Jack Grealish é o grande talismã da Inglaterra nesta Copa do Mundo. Ele entrou no decorrer de todos os jogos da seleção no Mundial até aqui e já tem um gol marcado.

Se esperava que o jogador ganhasse uma chance entre os titulares na vitória da seleção inglesa sobre o País de Gales, na última terça-feira (29), mas novamente iniciou entre os reservas e atuou alguns minutos no segundo tempo.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Em nenhum momento o meia do Manchester City se esquiva do desejo de ser titular, mas ele compreende a dificuldade disso acontecer pela qualidade da concorrência entre os atletas da sua posição. Além disso, Grealish elogia a gestão de elenco do técnico Gareth Southgate.

- Todos os rapazes me dizem no intervalo, se estamos empatando, para eu me certificar de estar pronto. E isso faz sentir que eles querem você, e me faz bem. Não estou sentado aqui dizendo que não quero começar, mas aprecio os outros talentos que temos no plantel. Acho que é difícil para o treinador, porque não importa o que ele faça, ele nunca vai vencer. Ele (Southgate) provou ser um gerente brilhante. Acho que às vezes os substitutos têm tanto papel a desempenhar quanto os titular, porque eles entram e mudam o jogo - disse em entrevista a jornalistas ingleses na concentração inglesa, em Al-Wakrah, no Qatar.

Contratado pelo Manchester City na temporada passada por 100 milhões de libras (R$ 724 mi, na cotação da época), o meia ainda não conseguiu repetir nos citizens os números que apresentou no Aston Villa, equipe em que foi revelado e o credenciou ao contrato milionário.

Neste ano, foi apenas uma assistência e nenhum gol marcado pelo clube. Já na temporada passada, foram seis gols e quatro assistências. A estatística, principalmente de passes para companheiros marcarem, foi bastante aquém dos tempos de Villa, em que deu 21 assistências entre 2017 e 2021.

Grealish não se firmou desde a chegada ao Manchester City (Foto: OLI SCARFF / AFP)

Grealish acredita que ainda está se adaptando ao Manchester City e citou Bernardo Silva, que considera o melhor atleta com quem jogou, como exemplo de como as vezes as estatísticas são enganosas. No entanto, ele reconheceu que precisa melhorar e participar mais dos gols que a sua equipe constrói.

- Eu estava acabando com o Bernardo Silva há pouco tempo, porque ele deu duas assistências consecutivas ao passar a bola para o João Cancelo, que cortou e colocou em cima das lixeiras. Não estou dizendo que não deveria ser uma assistência, deveria ter sido, mas as pessoas simplesmente insistem tanto nisso. Não estou dizendo que as assistências não importam, porque importam, mas acho que as pessoas falam muito mais que deveria. (Bernardo é) um dos melhores jogadores com quem joguei. Ele mudou a forma como vejo futebol. De todos com quem joguei, ele é provavelmente o melhor, mas não faz muitos gols e dá assistências - declarou Jack Grealish.

- É uma loucura quando você diz isso, porque quando olha para trás, quando eu estava no Villa, fiz três assistências em um jogo contra o Liverpool. Me lembro de pensar que conseguiria tantos gols e assistências antes de me juntar ao City, mas não pensei no outro lado, que quando você chega lá é muito mais difícil. Foi diferente no Villa, porque Dean Smith (ex-treinador do Aston Villa, atualmente no Norwich City) costumava dizer: 'Vá onde você achar que é o elo mais fraco'. Mas quando você vem para o City é muito mais estruturado, então mesmo um ano depois ainda estou me acostumando. Hoje em dia, gols e assistências é tudo que as pessoas falam - acrescentou.

Parceiro de City, Bernardo Silva também é bastante admirado por Grealish (Foto: Reprodução/YouTube)

DESCULPAS A ALMIRÓN

Antes mesmo que fosse perguntado, Grealish aproveitou a entrevista para pedir desculpas a Miguel Almirón, atacante paraguaio que atualmente defende o Newcastle. Em maio deste ano, durante as comemorações pelo título inglês do Manchester City, o meio-campista teve um vídeo vazado onde caçoa do jogador da equipe adversária.

Na ocasião, Grealish estava com Bernardo Silva, quando uma pessoa se aproximou da dupla com uma câmera, e o português perguntou para o meia da Inglaterra o que foi fundamental para que os citizens virasse o jogo decisivo, contra o Aston Villa, que terminou 3 a 2 para os azuis. Na resposta, Jack afirmou:

- Havia dois segredos: um, tirar Riyad (Mahrez) de campo o mais rápido possível. Ele jogou como o Almirón.

Grealish admitiu que havia bebido, mas diz que isso não isenta o que ele falou. E mesmo que acreditasse que a filmagem não seria veiculada em lugar algum, não tinha o direito de falar daquela forma com um companheiro de profissão.

- Eu faço algumas coisas estúpidas às vezes das quais me arrependo. (A gravação do vídeo) foi um dia após o término da temporada, obviamente eu havia bebido alguns. Aí eu lembro que estava em Ibiza e (o vídeo) obviamente tinha saído (na mídia). Isso foi uma coisa que eu lamento. Eu faço coisas estúpidas e essa foi uma delas - afirmou o camisa 7 da seleção inglesa.

Grealish e Almirón disputam bola em jogo da Premier League (Foto: AFP)

A questão é que após a provocação de Grealish, Almirón se tornou 'outro jogador'. O atacante que havia feito somente um gol na temporada passada, nesta já marcou oito. Seis deles em outubro, quando foi eleito o atleta do mês na Premier League. Após receber a honraria, o ativo do Newcastle minimizou a crítica feita pelo meia do Manchester City.

- Jack (Grealish) é um grande jogador, em primeiro lugar. Desejo a ele tudo de bom, como sempre desejo - disse Almirón à época.

A postura do atacante paraguaio deixou Grealish ainda mais constrangido. Ele tentou contato com Miguel Almirón por meio do seu ex-companheiro de Aston Villa, o zagueiro Matt Targett, que hoje defende o Newcastle, que disse que o paraguaio 'é um garoto adorável, que não falava muito inglês e não iria se incomodar'.

- Não queria responder (a Almirón) nas redes sociais, porque você cava um buraco maior - declarou Grealish.

- Da próxima vez que jogar contra ele (Almirón), mostrarei o maior respeito, porque foi isso que ele fez uma situação que provavelmente não precisava. Eu realmente espero que ele continue marcando, contando que os torcedores do Newcastle parem de me enviar mensagens - acrescentou.

Grealish segue brigando pela titularidade na seleção inglesa, dessa vez no primeiro jogo de mata-mata do English Team nesta Copa do Mundo, que acontecerá neste domingo (4), contra Sengal, no estádio Al Bayt, em Al-Khor, no Qatar.