Topo

Em última Copa do Mundo, Messi busca ser decisivo pela primeira vez em mata-mata

02/12/2022 05h00


Com a vaga garantida nas oitavas de final, a Argentina, espera poder contar com o principal jogador da equipe para conquistar a taça do Mundial: Lionel Messi, camisa 10 e capitão da seleção que está disputando sua quinta e última Copa do Mundo.

O meia, que já foi eleito sete vezes o melhor jogador do Mundo, têm o peso de ser o cara da seleção, mas ainda não conseguiu ser decisivo em fase classificatória no Mundial. Em 22 jogos pela Argentina, oito foram em partidas eliminatórias e o camisa 10 não marcou nenhum gol.

As oito vezes que Messi balançou as redes em Copa do Mundo foram nas fases de grupo (um em 2006, passou em branco em 2010, quatro em 2014, um em 2018 e dois em 2022) - salve na semifinal em 2014 contra a Holanda, que chegou a marcar na disputa de pênaltis.

Nas duas primeiras participações, o craque argentino chegou até as quartas de final com a seleção, já em 2014, foi vice-campeão e eleito o melhor jogador da competição, em prêmio entregue pela Fifa e na última edição, caiu nas oitavas.

+ Confira histórico do confronto entre Argentina e Austrália

Além disso, o meia não tem um bom histórico em penalidades: são apenas dois convertidos em quatro, sendo três com bola rolando e um em disputa de pênalti. Em 2018, desperdiçou uma cobrança na estreia contra a Islândia e neste ano, converteu contra Arábia Saudita e perdeu contra a Polônia, todos na primeira fase.

Messi, que ultrapassou Maradona como jogador argentino com mais jogos em Copas na vitória sobre a Polônia, vai disputar sua milésima partida na carreira contra a Austrália, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), valendo vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.