Fifa usa redes sociais para divulgar vídeo de bola não saindo em gol do Japão na Copa do Mundo
A Fifa foi às redes sociais nesta sexta-feira (2) divulgar imagens que, segundo a entidade comprovam a legalidade do segundo gol do Japão sobre a Espanha, na vitória por 2 a 1, de virada, que classificou os asiáticos às oitavas de final da Copa do Mundo, na última quinta-feira (1).
No vídeo divulgado, é mostrada a posição da bola na linha de fundo na polêmica jogada. De acordo com a entidade, mostra que ela não saiu inteira, como sugerem fotos divulgadas pelas redes sociais e veículos de imprensa.
+ TUDO O QUE ROLA NO QATAR: Acompanhe o dia a dia das seleções e as notícias mais importantes da principal competição esportiva
- O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros de vídeo da partida usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não. Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo - diz o texto publicado pela Fifa.
O lance foi originado em um contra-ataque. Dan cruzou a bola na área pela direita, ela passou por todo mundo e, na risca da linha de fundo, foi tocada para trás por Mitomo. Na pequena área, Tanaka tocou ao gol e saiu para comemorar.
No momento do lance, o árbitro sul-africano Victor Gomes anotou o impedimento, mas logo em seguida, após aviso do VAR, ele reverteu sua decisão.
De acordo com a entidade, 'O árbitro de vídeo usou a imagem 3D criada pela câmeras conectadas ao sistema (no mínimo 12 por estádio) e o sensor da bola para medir o momento em que Mitoma a tocou. Assim, foi possível avaliar a posição exata da bola no campo.'
- Se a bola estivesse na linha do gol, o sensor dentro dela avisaria automaticamente o árbitro se ela cruzasse a linha totalmente, uma vez que há sensores também nas traves - diz a Fifa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.