'Hoje somos uma equipe respeitada', diz Burzagli, capitã da Billie Jean King Cup
As meninas do Brasil vêm dando show nos últimos anos. Após a medalha olímpica de Luisa Stefani e Laura Pigossi em 2021, nossas atletas voaram na temporada 2022 e culminaram com grandes resultados e a vaga no Quali Mundial da Billie Jean King Cup, a maior competição de nações do esporte.
A capitã brasileira, Roberta Burzagli, esteve nesta semana na Rio Tennis Academy acompanhando o Aberto da República, maior torneio feminino do Brasil, um ITF W60, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, e comentou sobre a vitória contra a Argentina fora de casa em Tucumán com triunfos em simples de Bia Maia e Pigossi: "Foi um confronto maravilhoso na Argentina, com torcida contra, última vez que jogamos contra elas o confronto demorou 11h. Esperávamos um duelo duro, mas Graças a Deus tudo ocorreu bem, nossas jogadoras jogaram muito bem, equipe unida e saímos com a vitória", disse Burzagli que também participou do Encontro de atletas do Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis, e também da Confederação Brasileira de Tênis, realizado na academia na Zona Sul do Rio de Janeiro.
A próxima tarefa de nossas meninas será contra a Alemanha fora de casa em abril do ano que vem, que vale uma vaga nas Finais do fim do próximo ano, ou seja, na elite do esporte: "Todas as equipes são duras, já enfrentamos a Alemanha, mas acho que hoje somos uma equipe mais respeitada. Não digo que somos favoritas, mas elas respeitam nossa equipe. Temos tudo para ter um bom resultado".
Burzagli comentou um pouco sobre as possíveis atletas alemãs para o confronto: "Elas estão com uma equipe que vem mudando bastante, mas uma jogadora que vem atuando bem é a Jule Niemeier, precisamos prestar bastante atenção nela. Não sei a superfície que vão escolher , sei que vai ser lá, acho que precisamos estudar para ver a equipe que irão convocar. Tatjana Maria é difícil mais por ser uma jogadora experiente e para esse tipo de competição vale essa experiência, mas nossas jogadoras passaram por bastante coisa, Bia Maia por final de Grand Slam , Laura finais de torneios grandes. Podemos contar com nossas jogadoras e sair com um bom resultado".
Para Burzagli, nossas meninas podem até almejar um maior resultado na competição: "Todas elas evoluíram muito individualmente. Evoluímos muito como equipe, jogadoras, time técnico, todas se conhecem muito bem. Somos uma equipe respeitada. Acredito muito e acho que dá pra almejar alguma coisa. Não quero falar muito. Jogo é na quadra, mas quem sabe".
Em 2022 nossas meninas, além da vaga no Quali Mundial da BJK Cup, tiveram enormes resultados. Bia Maia entrou no top 15 com dois títulos WTA 250, final do WTA 1000 de Toronto, no Canadá, final de duplas do Australian Open e vaga no WTA Finals na modalidade. Pigossi foi finalista do WTA 250 de Bogotá, na Colômbia, entrou no top 100, fez quartas em Varsóvia, na Polônia. Bia e Laura concorrem a premiações do ano na Associação das Tenistas Profissionais, Laura como Newcomer of the Year e Bia como Most Improved. Além disso, Carol Meligeni entrou no top 200 com seus melhores resultados, Luisa Stefani venceu três WTAs com menos de três meses retornando após grave lesão no joelho, e Ingrid Martins vencendo seu primeiro WTA, fazendo outras semifinais e ficando bem próxima do top 100 nas duplas.
Burzagli destacou o trabalho positivo que vem sendo feito pela Confederação Brasileira de Tênis para nossas meninas e também a evolução delas: "É um conjunto de coisas. Temos bastante apoio da CBT, desde que começou nesta gestão tem tentado ajudar o tênis feminino da mesma forma que o masculino. Claro que é o esforço de cada uma junto com seus treinadores mesmo fora da Billie Jean King Cup elas estão unidas nos torneios que viajam e acho que tudo isso faz que elas evoluam tanto em simples como nas duplas".
Por fim, Burzagli se rendeu à estrutura da Rio Tennis Academy o qual visitou pela primeira vez: "É um lugar incrível, uma estrutura maravilhosa. Você ainda vê o Cristo e o Pão de Açúcar muito bonito. Fiquei maravilhada".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.