Topo

No jogo do 'desencontro', Portugal põe à prova força do elenco para carimbar favoritismo

02/12/2022 08h00


O confronto entre Portugal e Coreia do Sul desta sexta-feira (2), com caráter decisivo para os Tigres Asiáticos, tinha tudo para ter um sabor especial para o treinador Paulo Bento, mas a expulsão contra Gana irá impedir o reencontro do técnico português com a seleção portuguesa.

+ Bruno Fernandes brilha na vitória que classifica Portugal às oitavas; veja notas

Enquanto jogador, Paulo Bento defendeu o Benfica, Sporting e atuou pela seleção lusitana. Curiosamente, seu último jogo pelo time nacional foi na Copa de 2002, em uma derrota para a Coreia do Sul que culminou com a eliminação precoce portuguesa na fase de grupos.

+ Veja tabela e simule os resultados da Copa do Mundo

Posteriormente, Paulo se tornou técnico de Portugal e dirigiu a equipe entre 2010 e 2014, sendo o treinador na Copa disputada no Brasil. O fracasso em 2014 culminou em sua demissão pelo time nacional.

Paulo Bento treino Portugal na Copa de 2014 (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Paulo não estará à beira do gramado, mas isso não irá interferir no planejamento de Portugal. Fernando Santos vai seguir à risca a proposta de um futebol ofensivo e criativo, mas com os reservas.

O treinador ressaltou nas últimas coletivas a importância de descansar os jogadores, e a classificação antecipada permite que ele faça alterações em todos os setores. A responsabilidade fica à cargo dos jogadores, que tem a missão de provar que essa é dea fato a melhor geração portuguesa.