Topo

Dá para sonhar? Futebol 'burocático' da Holanda mostra resultado na Copa do Mundo

03/12/2022 14h55


A vitória da Holanda sobre os Estados Unidos colocou a equipe de Louis Van Gaal entre os favoritos ao título. Mesmo com futebol burocrático na fase inicial, a Laranja está nas quartas de final da Copa do Mundo e começa a sonhar com a taça. Querendo ou não, os resultados estão na mesa e, agora, faltam apenas três jogos aos holandeses.

+ Van Dijk analisa atuação da Holanda e avisa possíveis adversários: 'Podemos ser melhores'

O duelo diante dos norte-americanos foi considerado o primeiro grande teste para a Holanda. E o início do jogo não poderia ter sido melhor, já que, logo aos 10 minutos, os comandados de Van Gaal abriram o placar com Memphis Depay. O gol, inclusive, foi a maior troca de passes que resultou em bola na rede da história da Laranja em Copas do Mundo.

As grandes tramas não pararam, e Daley Blind ampliou o placar no fim do primeiro. A jogada trabalhada pela direita mostrou, mais uma vez, que o time holandês tem o repertório necessário para buscar o título. O tento final, marcado por Dumfries, também impressionou.

É verdade que a Holanda não teve uma boa primeira fase e não empolgou imprensa e torcedores holandeses. No entanto, o primeiro jogo do mata-mata deu a perspectiva de melhora. O ataque foi eficiente, marcou três gols pela primeira vez na competição e, quando chegou, deu muito trabalho à zaga estadounidense. Depay, grande referência ofensiva, também ganhou força ao marcar.

A zaga também demonstrou solidez, principalmente por conta da pressão constante dos Estados Unidos. Na frente no placar, a Holanda recuou bastante após marcar os gols na primeira etapa e sofreu com as investidas dos norte-americanos. Apesar de terem concedido uma vez, os zagueiros da Laranja foram bem avaliados por imprensa e pelo próprio técnico.

+ Depay supera Huntelaar e mira Van Persie em lista de maiores artilheiros da Holanda

A próxima partida da Holanda, no entanto, deve ser o maior desafio até o momento. A Laranja enfrentará o vencedor da série entre Argentina e Austrália, que será disputada às 16h (de Brasília) desta quarta-feira. Se forem os argentinos, a equipe de Van Gaal terá que se desdobrar para apresentar seu melhor futebol e chegar às semifinais.