Topo

MTB Weekend: José Gabriel Marques e Iara Caetano são os 1ºs campeões nacionais de Eliminator no Brasil

03/12/2022 14h07


O Campeonato Brasileiro de XCE (Eliminator) abriu na tarde dessa sexta-feira (2/12) a edição inédita do MTB Weekend, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima-MG. Após disputas emocionantes da prova realizada em pista reduzida, com duas voltas por bateria, José Gabriel Marques e Iara Caetano sagraram-se campeões brasileiros de Eliminator, na primeira vez em que o Brasil recebeu uma disputa nacional da modalidade.

A final masculina do Brasileiro de Eliminator reservou fortes emoções para o público do MTB Weekend. José Gabriel Marques, mineiro de Poços de Caldas, mas radicado em Nova Lima, garantiu a vitória na decisão do photo finish, ficando à frente de Luiz Cocuzzi por pouquíssimos centímetros. Renato Rezende e Fernando Nunes encerraram a disputa em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O ciclista Vinicius Henrique Lacerda fechou o pódio da categoria.

"Hoje de manhã estava treinando e pensei bastante sobre fechar com chave de ouro este ano. Embora eu tenha obtido grandes resultados, como o bicampeonato da CIMTB, tive duas lesões graves nesta reta final de temporada, entre setembro e outubro. Quebrei a tíbia e depois a fíbula da perna direita. Consegui me recuperar e conquistar o brasileiro de Eliminator. Tenho que agradecer o Rogério Bernardes, que me incentivou bastante para eu vir correr", comentou Zé Gabriel, como é conhecido.

"Ser o primeiro campeão da história do Brasil no Eliminator é muito gratificante. Não foi minha hora ainda no Cross Country Olímpico (XCO), mas fui muito feliz nesta tarde. Uma modalidade que cresce muito não só no País, como no mundo inteiro. Quem sabe no futuro não seja minha especialidade", contou o campeão. "O Eliminator me faz lembrar minha juventude, quando corrida no BMX. Definir uma estratégia, consciente que tudo pode mudar durante as duas voltas. Soube ler o Cocuzzi e sabia que era melhor eu partir atrás dele no sprint. Esperei ele embalar, para ir atrás. É uma característica minha sprintar e ganhei por muito pouco", finalizou.

Na final anterior, foi a vez das mulheres disputarem a final. Natural de Governador Valadares (MG), Iara Caetano superou as favoritas, Aline Simões e Marcela Lima (2ª e 3ª colocadas), duas ciclistas que obtiveram destaque internacional em 2022 no Eliminator. Luiza Cocuzzi concluiu a decisão em quarto lugar. O quinto lugar do pódio ficou com a ciclista Stefanye Silva.

"Sensação única de ser a primeira campeã brasileira de XCE. Gratificante, ainda mais de um temporada bem difícil para mim. Vitória realmente importante, fiquei bem feliz", vibrou Iara. "Defini a estratégia de poupar um pouco mais na primeira volta e na última forçar ao máximo. No finalzinho da segunda volta, percebi que estava com mais força e vontade sobrando. Quando apontou a última reta, eu pensei que era a hora e tomei a liderança", complementou a vencedora.

E-MTB
Outras duas finais foram destaque do dia, pelas fortes emoções, durante a realização do MTB Weekend, com disputas especiais para os amadores: as categorias masculina e feminina do E-MTB, vencidas por Thiago Menezes e Fabiana Bertoni. Ambos os campeões da E-Bike comemoraram bastante e elogiaram a organização, por fomentar a prática da bike elétrica no Brasil.

"Foi muito legal a disputa do XCE no E-MTB. Temos que primeiro agradecer ao Rogério Bernardes, que está por trás do evento. Ele sempre acreditou no nosso esporte e desde o começo da bike elétrica ele também acredita na modalidade. Nova Lima é a 'Meca' do mountain bike no Brasil. A CIMTB vem para cá em 2023 e tenho certeza que vem para ficar. Aqui será um dos maiores eventos do Brasil e do mundo de bike. O Rogério organizando, a Sense e CSul patrocinando, e todo o estafe que organiza. Estão todos de parabéns. E-Bike é uma modalidade nova e temos vários paradigmas para quebrar", avaliou Thiago "Pelota", local de Nova Lima e região.

"São três anos pedalando E-Bike, mas antes era só por diversão. Depois, comecei a fazer mais provas. Estou super feliz pela vitória aqui. É a realização de um sonho. Foi muito gostoso competir", comentou Fabiana Bertoni, ciclista de Bauru (SP). "Domingo (4) competirei no Brasileiro de E-MTB e irá mudar tudo, porque é uma prova bem mais longa. Esta foi a primeira vez que competi uma prova no formato Eliminator e foi legal demais", finalizou.

Programação sábado e domingo
O MTB Weekend segue neste fim de semana com mais três competições: Campeonato Mineiro de XCO, Desafio Nova-limense de Maratona e Campeonato Brasileiro de E-MTB. O Campeonato Mineiro de XCO terá disputas no sábado (3) e também no domingo, com uma vasta quantidade de disputas, dividido em quatro baterias: Três delas serão no sábado - 8h (masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50), 10h (femininas Elite, Sub23, Júnior, Sub15, Sub17, Sub-40, Sub-50, Over-50) e 12h (masculinas Elite, Sub23, Júnior) - e a última no domingo, às 8h (masculinas Sub-15, Sub-17, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65). O diferencial dessas provas é que não é preciso estar filiado para competir, exceto na Elite, Sub23 e Júnior, pois haverá um pódio geral do MTB Weekend e um pódio exclusivo para o Campeonato Mineiro.

Ainda no sábado o evento terá a realização do Desafio Nova-limense de Maratona, em que não haverá necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. A largada da Maratona acontecerá às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva). Além dessas categorias, haverá a categoria Kids, para crianças acima de 1 ano até 12 anos, que é participativa.

O Brasileiro de E-Mountain Bike será responsável por encerrar a competição no domingo, com as corridas das elites feminina e masculina no circuito de Cross Country Olímpico (XCO). Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Existem outras 12 categorias na programação da bike elétrica, para os atletas se divertirem, com idade começando em 12 anos, na Teen, até os mais experientes (acima de 50 anos) na Veterano. Nessas categorias as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração.

Show musicais
Quatro shows vão agitar a arena do MTB Weekend, no fim de semana. O primeiro show será o da banda Deixa os Cara, no sábado às 13h30. Ainda neste dia, a banda Ziggy Blue se apresenta, às 16h. No domingo, o primeiro show do dia será o da banda Monolitos, às 11h30, enquanto a banda Seu Genésio encerra o evento, às 15h. Todas as apresentações acontecerão no lounge da Sense Bike.

O local do evento
A região da Lagoa dos Ingleses é conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas, por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike, em suas diversas modalidades. O evento pretende atrair mais de 1.000 visitantes e turistas das 5 regiões do país e, com isso, movimentar a cadeia produtiva em estabelecimentos como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, dentre outros.

Sobre o MTB Weekend
Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima por meio da Secretaria de Turismo e organizado pela CIMTB o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike e CSul, co-patrocínio de Probiótica, apoios de Shimano, Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial, Emater e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Apesar das atividades oficiais acontecerem entre sexta-feira e domingo, já houve movimentação no local a partir de quarta-feira (30/11), primeiro dia de montagem da feira e de reconhecimento à pé da pista. Essa programação se repete na quinta-feira (1º/12), véspera da competição. No sábado e no domingo haverá a Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas típicas da cidade.