Topo

Portugal nas oitavas de final da Copa; relembre última participação lusitana no mata-mata

04/12/2022 07h00


Portugal se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo mesmo com revés diante da Coreia do Sul na rodada final da fase de grupos da competição. Além disso, se classificou em primeiro na sua chave e vai enfrentar a Suíça nas oitavas de final. Em 2018, os lusitanos encararam o Uruguai nessa mesma fase do Mundial.

Na Rússia, os europeus passaram em segundo lugar no Grupo B com cinco pontos conquistados. Na chave que tinha Espanha, Irã e Marrocos, além dos lusitanos, Portugal avançou com uma vitória e dois empates.

DUELO COM URUGUAI NAS OITAVAS

Suárez e José Fonte disputando a bola em 2018 (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP)

A seleção portuguesa jogou com o Uruguai no primeiro mata-mata da segunda fase. A bola rolou no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi (RUS), no dia 30 de junho de 2018.

A Celeste abriu o placar logo no início do jogo. Quando o relógio marcou sete minutos, Suárez recebeu na ponta esquerda, cruzou de forma magistral e Cavani, num cabeceio espetacular, fez 1 a 0.

+ ANÁLISE: Time alternativo não passa no teste, e Portugal não pode depender de CR7

Portugal empatou aos dez minutos da etapa final: após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Pepe subiu no meio da zaga sul-americana, cabeceou firme e deixou tudo igual no placar.

Já na altura dos 17, Cavani recebeu próximo a área, pela esquerda, em num chute colocado com muita categoria, botou a bola na parede da rede defendida por Rui Patrício e definiu a parada: 2 a 1

Cavani marcou os dois gols uruguaios contra Portugal em 2018 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

No fim, a derrota foi pesada, pois além da eliminação logo nas oitavas, os europeus dominaram os uruguaios durante a partida, mas a falta de pontaria pesou. Os lusitanos terminaram com 20 finalizações, contra cinco sul-americanas e 68% de posse de bola. A saída precoce frustrou a seleção portuguesa que nutria boas expectativas no Mundial.

Fernando Santos durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia (Foto: Divulgação)

O técnico daquela equipe era Fernando Santos, o mesmo da atual seleção nessa edição da Copa do Mundo. Agora, o treinador deve orientar o grupo para não repetir os erros do passado e tentar avançar diante da Suíça.

O duelo com os suíços acontece na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, no Qatar, e vale vaga nas quartas de final da competição.