Topo

Veja os caminhos da Holanda para superar a Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo

04/12/2022 07h30


A Holanda venceu os Estados Unidos por 3 a 1, neste sábado, e confirmou vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O adversário na instância será a Argentina, que derrotou a Austrália por 2 a 1. Este deve ser o grande teste da Laranja até o momento, mas Van Gaal tem 'armas' e caminhos para que sua seleção triunfe e avançe às semifinais.

SOLIDEZ DEFENSIVA

A boa defesa da Holanda já era taxada como uma das melhores do mundo antes mesmo do início da Copa. Agora, tal alcunha está justificada. Foram apenas dois gols sofridos em quatro partidas, contra Equador e Estados Unidos. A Holanda detém média de menos de um tento concedido por duelo, desde o retorno de Van Gaal ao comando.

Jogando no 5-3-2, com alas abertos, a proteção da zaga é fundamental. Van Gaal tem realizado mudanças no setor de meio-campo, com intuito de dar tranquilidade aos zagueiros. Berghuis, Koopmeiners e De Roon já foram utilizados ao lado de Frenkie De Jong, que tem sido o catalisador na saída de bola.

+ Memphis Depay provoca lenda da NBA após vitória da Holanda sobre os EUA na Copa do Mundo

Mudanças também foram realizadas no próprio miolo de zaga. De Ligt não fez boa partida na estreia e foi substituído por Timbers que, desde então, tem dado conta do recado. Van Dijk e Aké permaneceram desde o início da Copa do Mundo e dão sustenção ao setor.

Van Dijk tem feito a diferença na zaga da Holanda (Adrian DENNIS / AFP)

EFICIÊNCIA DO ATAQUE

Muitos reclamam do futebol 'burocrático' da Holanda nesta Copa do Mundo, mas é difícil negar que ele é bastante eficiente. O setor ofensivo ilustra bem o estilo de jogo imposto por Van Gaal. Quando chega ao ataque, a Laranja costuma castigar o adversário. Cody Gakpo (3x), Klaasen, Frenkie De Jong, Blind, Depay e Dumfries marcaram os gols holandeses no Mundial.

Com os oito gols na Copa do Mundo, a Holanda tem um dos melhores ataques da competição. No entanto, foram poucas finalizações no alvo: apenas 14, sendo seis no duelo diante dos Estados Unidos. A ofensiva silenciosa da Laranja vem trocando passes e pode complicar a Argentina.

+ Destaque da Holanda na Copa do Mundo, Gakpo abre o jogo sobre futuro após Mundial

JOVENS VOANDO

Cody Gakpo e Frenkie De Jong, dois estreantes de 23 anos, são as principais referências da Holanda nesta Copa do Mundo. Com a confiança de Van Gaal, os jogadores decidiram partidas para a Laranja, mesmo em funções totalmente diferentes, no meio-campo e no ataque.

Memphis Depay marcou pela primeira vez nesta Copa do Mundo (Jewel SAMAD / AFP)

Enquanto o volante do Barcelona constrói o jogo da seleção holandesa, além de ajudar na defesa, o meia-atacante do PSV é o 'homem gol' da equipe. Com exceção do duelo diante dos Estados Unidos, Gakpo marcou em todas as partidas da Copa do Mundo e já é taxado como uma das grandes revelações da competição.

+ Quartas de final da Copa do Mundo: veja confrontos definidos, datas e horários

Holanda e Argentina se enfrentam às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Lusail, em Doha. É daí que sai um possível adversário do Brasil em uma eventual semifinal, já que a seleção brasileira está na parte mais abaixo da chave, com Japão, Croácia e Coreia do Sul.