Topo

Di María reencontra Van Gaal na Copa após treta no passado: 'Insuportável'

06/12/2022 06h00

Classificação e Jogos

Além de uma vaga para a próxima fase da Copa do Mundo 2022, o confronto entre Argentina e Holanda ganha um tempero a mais por causa da rivalidade entre Louis van Gaal, comandante da Laranja, e Ángel Di María. Eles dividiram vestiário no Manchester United e não conviveram de forma harmônica.

"Na Inglaterra, meu problema foi apenas o treinador. Van Gaal foi o pior que tive na carreira, ele era insuportável", disparou o meia ao TyC Sports.

Em 2014/15, o Manchester United havia contratado Ángel Di María após uma passagem do jogador pelo Real Madrid. Na mesma época, os Red Devils anunciaram a chegada de Van Gaal para comandar a equipe, mas a relação da dupla não foi nada boa, e o argentino deixou o time de Old Trafford após uma temporada.

"Em Manchester, comecei muito bem nos dois primeiros meses. Depois tive uma discussão, e quando você discute as coisas não saem da mesma maneira, não é a mesma relação, e o técnico é quem decide se você joga ou não. Havia muitos momentos em que perdia a bola e eram coisas que ele me mostrava. E toda hora só me mostrava o negativo. Até que um dia me enfureci, disse que não queria ver mais, que estava fazendo as coisas bem. Ele não gostou da forma como eu falei, e começou o problema. Eu disse: 'Bom, erro passes. O que vou fazer? Se não quiser me botar, não me coloca'. Aí começaram as discussões, vinha jogando bem e fui deixado de lado de um dia para outro", disse Di María, em um outro momento.

O problema de Van Gaal com jogadores argentinos não começou com o camisa 11, mas sim com Riquelme, histórico meia do Boca Juniors, em 2002. Em junho daquele ano, o atleta estava chegando no Barcelona após assinar contrato de cinco anos, e o holandês era o comandante da equipe catalã.

Anos após sua curta passagem pelo clube culé, Riquelme revelou uma conversa que teve com o treinador no vestiário logo após sua chegada à Espanha. Ele deu a entender que o holandês tinha uma implicância com seu estilo de jogo.

"Ele disse: 'Tenho que falar com você. Estes vídeos são todos de você. Você é o melhor jogador do mundo quando tem a bola, mas jogamos com um a menos quando não temos [a bola]. Tenho um sistema, e confio nele, você vai jogar pela ponta esquerda'. No jogo seguinte, eu me coloquei na minha posição, pelo meio. Ganhamos por 2 a 1, e as duas assistências foram minhas. No treinamento seguinte, pensei que estaríamos todos felizes. Mas ele me disse: 'Você é um desordenado, todos dizem que jogou uma grande partida e eu falo que tem que jogar pela esquerda'. Depois me tirou da equipe", disse Riquelme.

Em 2019, o comandante holandês deu uma entrevista ao jornal "El País" em que elogiou Lionel Messi individualmente, mas também teceu críticas ao camisa 10 da Albiceleste, afirmando que um dos maiores jogadores deste século não consegue atuar de forma coletiva.

"Olha o Barcelona. Quantas Champions venceram com o que dizem que é o melhor jogador do mundo? Olha o Neymar. Quantas Champions o PSG venceu? Gosto de Messi e Neymar como jogadores individuais, não como atletas de equipe. Eu acredito no jogo coletivo, não há nada mais importante que o jogador coletivo. Individualmente, eu gosto de Messi. É o melhor jogador, pois suas estatísticas são assombrosas", disse o técnico.

Nesta sexta-feira (9), Argentina e Holanda se enfrentam às 16h (horário de Brasília) por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images