Holanda e Argentina se encontram na Copa do Mundo depois de semifinal emocionante em 2014; relembre
Depois de oito anos, Holanda e Argentina voltam a se enfrentar no mata-mata de uma Copa do Mundo. Holandeses e argentinos vão medir forças nesta sexta-feira, dia 9, no Lusail Stadium, às 16h (de Brasília), para decidir quem estará na semifinal, no dia 13 de dezembro, contra o vencedor do confronto entre Brasil e Croácia.
O último encontro entre as equipes aconteceu justamente em uma Copa do Mundo, no Brasil, em 2014. Naquela oportunidade, Holanda e Argentina se enfrentavam na semifinal para definir quem seria a adversária da Alemanha, que havia goleado a Seleção Brasileira por 7 a 1 no dia anterior, na grande decisão no Maracanã.
+ Holanda x Argentina: confira quantas vezes as seleções já se enfrentaram em Copas do Mundo
De um lado, a Argentina chegava para a semifinal com moral. Após 100% de aproveitamento na fase de grupos, a Albiceleste eliminou a Suíça, na prorrogação, nas oitavas de finais, e despachou a Bélgica nas quartas. Por outro lado, a Holanda era considerada uma das grandes favoritas após o 100% na fase inicial com direito a uma goleada acachapante por 5 a 1 na Espanha, atual campeã da época. Nas oitavas, a Laranja Mecânica eliminou o México, e nas quartas, bateu a sensação Costa Rica, nos pênaltis.
+ COPA DO MUNDO: veja a tabela e simule os resultados
Argentina e Holanda se encontraram na semifinal, no dia 9 de julho de 2014, às 16h, na Arena Corinthians. Durante o tempo normal, poucas chances de gols para ambos os lados. Pela seleção argentina, Higuaín teve a melhor chance ao desviar um cruzamento de Enzo Pérez. Os holandeses tiveram a oportunidade de ouro já aos 45 minutos do segundo tempo, quando Van Persie recebeu cara a cara com Romero, e Javier Mascherano apareceu com uma flecha para travar o chute e mandar para escanteio.
Argentina venceu a Holanda nos pênaltis em 2014 (Foto: AFP PHOTO)
Na prorrogação, um lance de perigo para cada lado. Robben, com um chute de fora da área, assustou Romero ainda no primeiro tempo. Palacios, no entanto, teve a melhor chance do jogo, quando, cara a cara com Cillessen, cabeceou nas mãos do goleiro holandês e desperdiçou a grande oportunidade de vencer o jogo no tempo extra.
+ Argentina testa nova escalação antes do jogo contra a Holanda
Após o empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, os pênaltis decidiriam quem seria o grande adversário da Alemanha na final. A Holanda abriu a série com o zagueiro Vlaar, mas Romero defendeu. Os argentinos converteram com Messi e abriram vantagem. Na segunda cobrança, Robben marcou para a Holanda e Garay fez para a Argentina. Então, Sneijder, um dos grandes craques holandeses, desperdiçou e deixou os argentinos na boa para a classificação. Agüero converteu o dele, Kuyt ainda deu uma sobrevida para a Holanda, mas Maxi Rodríguez fechou a série e carimbou o passaporte da seleção argentina para a grande final.
Romero pega o pênalti cobrado por Sneijder (Foto: DAMIEN MEYER)
Na decisão, a Argentina teve grandes chances para conquistar um título histórico dentro do Maracanã, mas acabou sendo derrotada pela Alemanha, que marcou com Mario Götze na prorrogação e se tornou tetracampeã do mundo.
+ Messi 'influencer' supera Neymar e Cristiano Ronaldo e muda postura na Copa do Mundo
Agora em outro momento da Copa do Mundo, Holanda e Argentina serão protagonistas de um dos jogos mais aguardados da competição. Na partida que pode ser a 'última dança' de Lionel Messi em Copas, a juventude de Gakpo, grande destaque holandês na competição, também é um fator a ser observado. Saberemos na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), quem levará a melhor desta vez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.