Topo

Atleta chega aos EUA após ser trocada por traficante de armas; veja o vídeo

A jogadora de basquete dos EUA Brittney Griner, acusada de posse ilegal de cannabis, é escoltada antes de uma audiência em Khimki, nos arredores de Moscou, Rússia - Evgenia Novozhenina/REUTERS
A jogadora de basquete dos EUA Brittney Griner, acusada de posse ilegal de cannabis, é escoltada antes de uma audiência em Khimki, nos arredores de Moscou, Rússia Imagem: Evgenia Novozhenina/REUTERS

09/12/2022 09h51

A estrela da WNBA Brittney Griner chegou aos Estados Unidos nesta sexta-feira um dia após ter sido envolvida em uma negociação entre o governo americano e a Rússia. Presa por porte ilegal de óleo de cannabis e condenada a nove anos de prisão, a atleta acabou trocada pelo traficante de armas Viktor Bout.

O russo estava encarcerado em presídio norte-americano há cerca de dez anos e ficou conhecido mundialmente por inspirar o filme "O Senhor das Armas".

Em seu perfil no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden confirmou que conversou com Brittney enquanto ela estava no avião retornando para casa. O governante estava ao lado da esposa da atleta Cherelle Griner.

"Conversei com Brittney Griner há alguns momentos. Ela está segura. Ela está no avião. Ela está no caminho de volta para casa", publicou Biden.

Um vídeo publicado pela emissora americana WFAA no Youtube mostra os últimos momentos da atleta na Rússia. Inclusive, o momento que ela descobre que vai conseguir voltar para casa.

Brittney Griner é uma das grandes atletas do basquete norte-americano. Ela foi campeã da WNBA, principal liga feminina do esporte nos Estados Unidos, em 2014, também foi duas vezes a maior pontuadora do campeonato e conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Rio-2016 e Tóquio-2020) com a seleção americana.