Topo

Técnico da Croácia admite cansaço e joga favoritismo para a Argentina

Zlatko Dalic, técnico da Croácia, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12) - JACK GUEZ / AFP
Zlatko Dalic, técnico da Croácia, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12) Imagem: JACK GUEZ / AFP

12/12/2022 13h45

Classificação e Jogos

A Croácia precisou de duas disputas nos pênaltis para chegar à semifinal da Copa do Qatar. O técnico Zlatko Dalic reconheceu o cansaço físico e mental da equipe, mas reiterou foco total para superar a Argentina e chegar a mais uma final de Mundial.

Para chegar até a semifinal, a Croácia despachou o Brasil nos pênaltis, mas a classificação sobre os brasileiros ainda fica atrás do triunfo na semifinal da última Copa, sobre a Inglaterra. Em busca da segunda final de Mundial consecutiva, Dalic acredita que uma vitória sobre a Argentina será o maior feito futebolístico do país.

"Tem sido cansativo chegar à prorrogação em duas partidas, estamos esgotados, mas estamos na semifinal da Copa e seguimos fortes com força, energia e entusiasmados, assim que estamos. Vamos dar tudo como temos feito em todas partidas anteriores. Temos conseguido nos recuperar depois das partidas e contra a Argentina será o mesmo. Não termos problemas de lesões no time titular, todos estão em forma, descansando, e não tem cansaço", iniciou o treinador na coletiva.

"Se conseguirmos a vitória amanhã, seria a maior vitória de todos os tempos para a Croácia", continuou o técnico.

Messi e reencontro com Argentina

As duas seleções se enfrentaram na fase de grupos da Copa disputada na Rússia, e os croatas venceram os argentinos por 3 a 0. Por se tratar de uma fase diferente da competição, além da mudança nas seleções, Dalic, que já comandava a Croácia em 2018, não acredita que a partida de quatro anos atrás seja parâmetro para esta semifinal.

"É uma partida bastante diferente. Em 2018, naquele momento, foi uma partida da fase de grupos, não tão defensiva. Naquela partida, se não tivéssemos marcado não seríamos eliminados. 2018 não tem nada a ver com amanhã. Será uma grande partida para Argentina e Croácia. A final está em jogo. Vamos fazer todo o possível, espero um jogo justo para ambas as partes", ponderou.

O treinador croata foi perguntado sobre Messi e destacou o papel de líder exercido pelo camisa 10 argentino.

"Agora enfrentaremos a Argentina, um timaço liderado por Lionel Messi. Temos analisado a partida da Holanda contra a Argentina e nos damos conta do que é capaz de fazer a Argentina. Messi está em muito boa forma de novo. É um jogador muito efetivo, o time joga de maneira compacta, uma seleção extraordinária e equilibrada. Tem suas próprias armas e sabemos que querem dar tudo amanhã", analisou.

Dalic abraçou o status de "azarão" e jogou o favoritismo do confronto para os argentinos, afirmando que os croatas precisam desfrutar da ocasião.

"Amanhã estaremos compactos, fortes, e como disse antes, para ambas as seleções será uma partida crucial. Para a Argentina sei que é uma pressão grande, tem um grande número aqui de torcedores. Vamos jogar a semifinal amanhã contra uma das grandes equipes do mundo e vamos desfrutar disso".

Sobre o maior número de torcedores argentinos nas arquibancadas, o técnico apontou semelhanças na paixão dos povos em torcer e apoiar os países na Copa.

"As duas seleções têm muita emoção. É fascinante como a torcida argentina torce. Nós também somos assim. Somos muito menos, mas nossa paixão pelo futebol é igual. Sempre digo aos jogadores que gostem do futebol, porque não há sucesso se você não gosta do seu trabalho. Todos trabalhamos com muita alegria e volto a lhes dizer para que se divirtam. Chegamos entre os quatro primeiros, talvez não esperássemos isso. O mundo inteiro vai assistir o jogo da Croácia", concluiu.

Croácia e Argentina se enfrentam às 16h (de Brasília) de amanhã (13), no estádio Lusail. O vencedor irá enfrentar França ou Marrocos na grande final do próximo domingo (18).

Quem vai ser o campeão da Copa do Mundo?

Enquete encerrada

Total de 3203 votos
34,25%
Paul Childs/Reuters
30,25%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
29,66%
Matthias Hangst/Getty Images