Topo

Tribunal espanhol absolve Neymar e Barcelona das acusações de corrupção na transferência do Santos

13/12/2022 08h50


O Tribunal de Barcelona absolveu, na manhã desta terça-feira, o brasileiro Neymar e outros réus do caso de fraude e corrupção sobre a transferência do atacante do Santos para o Barcelona, em 2013. Os promotores do caso já haviam retirado todas as acusações no julgamento em outubro.

- Das provas realizadas, não há indícios de que tenha sido oferecido ao jogador um suborno ou que ele o exigiu para assinar pelo FC Barcelona. Segundo a Justiça, a simulação contratual não foi comprovada e nem tem o objetivo de prejudicar o DIS. Cabe a absolvição de Alexandre Rosell Feliu, Neymar da Silva Santos Junior, Neymar da Silva Santos, Odilio Rodrigues Filho, Josep Maria Bartomeu i Floreta, N&N Consultoria Esportiva e Empresarial, Santos Futebol Clube e Fútbol Club Barcelona pelos crimes pelos quais foram acusados - disse o tribunal em comunicado.

Neymar e o Barcelona foram acusados pela empresa DIS, que representava o jogador na época, e pelo Ministério Público da Espanha de 'corrupção particular' por supostamente mentirem o valor da transferência do Santos para o clube espanhol, em 2013.

A promotoria do caso havia pedido uma pena de dois anos de prisão ao astro brasileiro e o pagamento de uma multa de 10 milhões de euros. A defesa de Neymar, por sua vez, negou as acusações e alegou que o crime do qual está sendo acusado não existe no Brasil, onde o contrato foi assinado.