Topo

Petição contra execução de jogador reúne 1,6 milhão de assinaturas em oito países

Amir Nasr-Azadani, ex-jogador do Irã, foi condenado à morte por participar de protestos - Foto: Reprodução/Instagram
Amir Nasr-Azadani, ex-jogador do Irã, foi condenado à morte por participar de protestos Imagem: Foto: Reprodução/Instagram

22/12/2022 15h56

Um abaixo-assinado engaja mais de 1,6 milhão de pessoas em oito países contra a execução do jogador de futebol Amir Nasr-Azadani. O iraniano, de 26 anos, participou de protestos em defesa dos direitos das mulheres e foi condenado à morte por "traição".

Aberto na plataforma Change.org, o abaixo-assinado atingiu o total de signatários em apenas uma semana. Além de milhares de brasileiros, também se engajam na campanha franceses, espanhóis, americanos, alemães, japoneses, além de turcos.

Lançada na Argentina, país campeão da Copa do Mundo do Qatar, a petição ganhou tradução para mais seis idiomas e viralizou dentro e fora da plataforma, tomando conta das redes sociais.

Celebridades e atletas se unem ao protesto. Em sua conta no Twitter, a cantora Shakira postou o link do abaixo-assinado e disse que a luta pela igualdade e pelos direitos humanos deve ser reconhecida e não punida.

"Me uno em solidariedade a Amir Nasr", publicou a artista.

O Sindicato Internacional dos Jogadores - Fifpro também denunciou o caso. "Somos solidários com Amir e exigimos que sua sentença seja revogada imediatamente", pediu.

"O jogador de futebol iraniano Amir Nasr-Azadani poderá ser executado! Assine esta petição para que o regime iraniano impeça a execução", apela. O abaixo-assinado online segue em crescimento na plataforma.