Topo

Retrospectiva L!: entre razões e emoções, Corinthians flertou com taça em 2022 e voltou a ser competitivo

30/12/2022 05h00


Em 2022, o Corinthians viveu altos e baixos na temporada. O Timão teve um início desanimador, mas a equipe se reergueu na temporada e quase sagrou-se campeã da Copa do do Brasil. O LANCE! traz uma retrospectiva dos momentos do Corinthians na última temporada.

+ Confira quem sai, quem fica e as movimentações do Timão no mercado
+ 12 fotos marcantes que resumem o ano de altos e baixos do Timão

CASAMENTO COM SYLVINHO DUROU POUCO
?

A diretoria decidiu bancar Sylvinho e manteve o treinador para o início da temporada, mas o casamento não durou muito tempo. No terceiro jogo da temporada, o Corinthians perdeu para o Santos por 2 a 1, em casa, no Paulistão. A pressão da torcida foi a gota d 'água para Duílio Monteiro Alves demitir o técnico. Fernando Lázaro assumiu interinamente.
?
E assim começou a busca do Timão por um novo treinador. A diretoria queria um estrangeiro e passou a olhar para a Europa. Após alguns nomes especulados, o clube fechou com Vítor Pereira até o final do ano.
?
+ Veja tabela e simule os jogos do Paulistão 2023

ELIMINAÇÃO NO PAULISTA E INÍCIO COMPLICADO NA LIBERTADORES

O trabalho de Vítor Pereira começou com uma derrota por 1 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi. O mesmo rival paulista eliminou o Timão do estadual na semifinal do Paulistão.

Sem o estadual, VP finalmente teve um tempo para treinar a equipe, mas com a chegada da Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, o português instaurou um rodízio na equipe, rodando o time titular jogo após jogo.

O Timão estreou com o pé esquerdo na Libertadores ao perder para o Always Ready, na Bolívia, por 2 a 0. Na volta ao Brasil, o elenco foi xingado pela torcida, e alguns jogadores, assim como o presidente, foram ameaçados na internet.

A equipe chegou até às quartas de final da competição continental, onde foi eliminada pelo Flamengo.

(Foto: Staff Media/Conmebol)

DESENCONTROS DE VP COM ALGUNS JOGADORES

Além de dar espaço para diversos garotos da base, Vítor Pereira ficou marcado pela sua sinceridade nas entrevistas coletivas. O treinador deu algumas declarações que não caíram bem com a Fiel, como dizer que aceitaria trabalhar imediatamente no Liverpool ou citar sua conta bancária para dizer que não se sentia pressionado no cargo.


+ Veja todas as movimentações do futebol brasileiro na nova ferramenta de mercado do LANCE!

Contudo, em dois momentos da temporada o português externou publicamente sua insatisfação com dois jogadores. No começo do Brasileirão, ele cutucou Róger Guedes sobre o posicionamento e dedicação do atacante, e já no final da temporada, ele citou a falta de empenho de Cantillo nos treinos para justificar a não utilização do volante colombiano.

VP e Guedes (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

CORINTHIANS BATE NA TRAVE NA COPA DO BRASIL

Com a eliminação na Libertadores e a liderança do Brasileirão cada vez mais distante, o Corinthians concentrou suas forças na Copa do Brasil. A equipe mostrou poder de reação ao reverter a desvantagem de dois gols contra o Atlético-GO, e deu um show contra o Fluminense na Neo Química Arena, voltando a final do torneio desde 2018. As chegadas de Fausto Vera e Yuri Alberto foram decisivas para o crescimento da equipe na segunda metade do ano.

Em Itaquera, a partida terminou sem gols, mas o Timão ficou na bronca com a arbitragem em relação a um possível pênalti não marcado para os corintianos. No jogo decisivo, no Maracanã, o clube paulista saiu atrás no placar, mas empatou nos minutos finais. A decisão foi para os pênaltis, Vital e Fagner desperdiçaram suas cobranças, resultado no título para o Flamengo.

Timão ficou com o vice (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

NOVELA VÍTOR PEREIRA

As últimas semanas da temporada também foram palco da novela envolvendo a permanência de Vítor Pereira. Diretoria e torcida queriam a permanência do técnico português, enquanto VP alegava problemas familiares, e as negociações se arrastaram.

O Timão tentou, mas Vítor Pereira seguiu firme no discurso que sua sogra estava doente, e o contrato não foi renovado. Posteriormente, o treinador foi anunciado no Flamengo, e todo o amor construído entre ele e Corinthians foi destruído.

Em busca de um novo comandante, a diretoria apostou em Fernando Lázaro para ser o novo técnico do clube alvinegro em 2023.

(Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)