Vitor Pereira assume Flamengo e recebe elenco recheado a um mês do Mundial
O ano de 2023 começou e o principal objetivo do Flamengo já está posto: o Mundial de Clubes. A um mês do torneio, o clube se movimenta por reforços, mas, a partir deste 1º de janeiro, conta de forma oficial Vitor Pereira, cujo contrato com o Corinthians se encerrou neste sábado. Agora, o técnico é aguardado nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu, para o primeiro contato com o elenco.
Os desafios para o substituto de Dorival Júnior serão muitos visando a competição no Marrocos, na qual o Flamengo estreia na semifinal, no dia 7 ou 8 de fevereiro A adaptação do treinador português ao Rubro-Negro precisará ser rápida, mas o início do trabalho já foi adiantado por sua comissão técnica. No último dia 26, os jogadores se reapresentaram no Ninho do Urubu para a pré-temporada.
Ao longo desta semana, além de Vitor Pereira, os quatro atletas que disputaram a Copa do Mundo (Everton Ribeiro, Pedro, Arrascaeta e Varela) também são aguardados no Ninho do Urubu. Ativo no mercado, o Flamengo aguarda a chegada de Gerson e espera finalizar o acordo por Agustín Rossi.
Aliar legado e características próprias
Vitor Pereira assumirá a equipe em um cenário incomum no futebol brasileiro. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em novembro, o Flamengo optou pela mudança no comando técnico mesmo com o bom desempenho da equipe no segundo semestre. Além disso, o clube foi capaz de manter o elenco vitorioso. Entre os titulares de 2022, o lateral-direito Rodinei foi o único a sair, enquanto os "Diegos" - Alves e Ribas - se despediram após uma temporada como coadjuvantes.
Neste contexto, o português terá que incorporar ao legado de Dorival Júnior as características de seu trabalho e sua ideia de jogo, um desafio ampliado levando em consideração que, em fevereiro, o Flamengo disputará o Mundial de Clubes em Marrocos. A manutenção de um grupo experiente e acostumado às trocas no comando técnico nas últimas temporadas pode facilitar a vida do técnico.
As muitas opções para Vitor Pereira
Como citado acima, o Flamengo conseguiu manter o elenco campeão em 2022 e ainda busca reforços pontuais no mercado e confia em uma evolução dos atletas que chegaram no segundo semestre do ano passado. São os casos de Everton Cebolinha, Vidal e Erick Pulgar, por exemplo. Vitor Pereira, portanto, terá alternativas de sobra para montar o Rubro-Negro. É a tal da "dor de cabeça boa". Vidal, João Gomes, Thiago Maia, Gerson são nomes que concorrem às duas vagas no meio se o treinador mantiver o sistema ofensivo com Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
O calendário rubro-negro no início de 2023
A estreia no Campeonato Carioca será no dia 12 de janeiro, mas o Flamengo atuará com uma equipe alternativa, formada por jovens das divisões de base, nas primeiras rodadas. Antes do Mundial de Clubes, o time terá o Palmeiras pela frente, na Supercopa do Brasil, no dia 28 de janeiro. Assim, Vitor Pereira terá que acionar os titulares em campo nos jogos anteriores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.