Topo

São Paulo

São Paulo deve promover dois atletas da base após a Copinha

Lateral esquerdo Patryck tem passagens pelas categorias de base da seleção brasileira - Heber Gomes/AGIF
Lateral esquerdo Patryck tem passagens pelas categorias de base da seleção brasileira Imagem: Heber Gomes/AGIF

11/01/2023 06h00

O São Paulo, até o momento, contou com a despedida de doze jogadores — se contar com Patrick, que viajou até Minas Gerais para fechar com o Atlético-MG. Quanto aos reforços, foram anunciados seis. Entretanto, o Tricolor deve contar com a subida de dois atletas de Cotia, que disputam atualmente a Copa São Paulo de Futebol Júnior: o meia Pedrinho e o lateral-esquerdo Patryck.

A informação foi confirmada pelo próprio diretor de futebol do clube, Carlos Belmonte, em entrevista ao canal dos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi. Segundo o dirigente, com a volta de Liziero e Orejuela, a vinda dos reforços e a integração de novas crias de Cotia, o elenco tricolor irá ficar praticamente do tamanho da equipe da última temporada, mesmo com o alto número de despedidas.

"Apesar das saídas, temos os retornos. Além das contratações, temos a volta do Liziero e do Orejuela, além da volta do Arboleda que praticamente não jogou no ano passado. Tem as subidas certas do Patryck e do Pedrinho. O elenco do São Paulo vai ficar do tamanho que nós tínhamos na última temporada", disse Carlos Belmonte.

Ao que tudo indica, de acordo com pessoas ligadas ao atleta, Pedrinho teria despertado o interesse de Rogério Ceni. Um dos grandes pontos fortes do meia seriam os dribles, passes decisivos e a inteligência. Em 2021, renovou seu vínculo até 2024.

Quanto a Patryck, o lateral-esquerdo chegou a estrear pelo profissional em 2022, em julho. Na ocasião, foi titular contra o Fluminense, mas esteve somente trinta minutos em campo. A posição de lateral-esquerdo acendeu alguns radares do Tricolor após a despedida de Reinaldo. Atualmente, conta com Welington e Liziero. O Patryck seria mais uma opção para o setor.

Na época, Rogério Ceni veio à tona e explicou os poucos minutos do atleta na partida em questão. O treinador destacou que 'não foi culpa dele', mas deixou claro que o jogador teria mais chances sob seu comando. E assim será.

"O Patryck tem que ficar feliz, não triste. Teve seus primeiros 30 minutos de jogo e terá outros. Vai ficar treinando. Só enfrentando a realidade que se aprende", disse Ceni na época.

Provavelmente, os atletas de Cotia ainda não devem estar disponíveis para o início do Campeonato Paulista. Isso porque a Copa São Paulo de Futebol Júnior está encerrando a primeira fase nos próximos dias, já com a classificação do Tricolor garantida, e o clube do Morumbi estreia no estadual neste domingo (15).

São Paulo