Psiquiatra explica o que é crise de ansiedade, transtorno que Cara de Sapato sofre no BBB 23
O lutador Cara de Sapato está a quase duas semanas confinado no Big Brother Brasil. Desde que entrou na casa mais vigiada do país, o ex-UFC demonstra sofrer com ataques de crise de ansiedade durante as madrugadas. Nesses últimos dias, dois eventos chamaram a atenção dos telespectadores do reality show.
O primeiro caso ocorreu no quarto do deserto do programa, quando o lutador tentava dormir em uma das primeiras noites de confinamento. Ao se demonstrar nervoso na cama, a sister Amanda o tranquilizou. Posteriormente, Cara de Sapato voltou a ter uma nova crise após discutir com o participante Gabriel.
+ Key Alves desabafa sobre DR com Gustavo no BBB 23: 'Não quero excluir ele'
Em entrevista ao LANCE!, a Dra. Thaís Verztman, especialista em psiquiatria, explicou como funcionam os transtornos de pessoas que sofrem com crise de ansiedade. Ela detalhou os possíveis sintomas físicos enfrentados por pacientes nestes cenários de nervosismo.
- Boca seca, desconforto gastrointestinal, dificuldade para inalar o ar, palpitações e até mesmo desconforto torácico. É importante frisar que o fato de apresentar sintomas ansiosos eventualmente não significa que o indivíduo tenha um diagnóstico de transtorno de ansiedade. Isso depende da qualidade, frequência e intensidade dos sintomas e só pode ser diagnosticado por um profissional qualificado - detalhou a psiquiatra, que completou comentando as possíveis origens para as crises.
- Observações clínicas indicam que os transtornos ansiosos costumam ser desencadeados a partir de eventos estressantes e alguns se tornam crônicos quando estes problemas estressantes persistem. Eventos de vida caracterizados por 'perigo' são os mais comuns nas pessoas que posteriormente desenvolvem transtornos ansiosos, mas isso não é uma regra - concluiu.
+ Fred e Larissa se beijam em festa no Big Brother Brasil 23
Em entrevista para Patrícia Kogut, do "O Globo", Caroline Oliveira, irmão do atleta, afirmou que Cara de Sapato tem histórico de crises de ansiedade.
- Ele tem um histórico. Foi uma questão que atravessou a juventude dele, de maneira mais contínua - disse ela, que procurou não entrar em mais detalhes por não ter mais um contato de dia a dia.
Durante o programa, Cara de Sapato encontrou um "porto seguro" em Amanda, que entrou com ele "amarrada" pelo pulso durante uma dinâmica do jogo. Em algumas ocasiões, o atleta procurou a companhia da sister, que é médica, para controlar a ansiedade.
Amanda é o "porto seguro" do lutador dentro do reality (Foto: Reprodução/Globo)
Como ajudar?
Dra. Thaís também falou sobre possíveis reações que um indivíduo pode realizar para tranquilizar uma vítima de crise de ansiedade. O primeiro passo seria não julgar o motivo que gerou determinada situação e depois se comportar como uma pessoa acolhedora e se mostrar disponível para ajudar. Mesmo com a efetividade desse passo a passo, a médica não descarta o auxílio de um especialista.
- Em um segundo momento, é indicado que as pessoas próximas recomendem que o amigo ou familiar procure por ajuda profissional de uma equipe qualificada, que poderá melhor orientar a abordagem. O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra, por isso o tratamento e as orientações devem ser individualizadas - finalizou a médica.
Apesar das recentes crises de ansiedade, Cara de Sapato segue firme e forte no jogo do Big Brother Brasil. O lutador é o líder da semana e terá neste domingo o poder de indicar um participante direto para o paredão. Além disso, ele também poderá vetar uma indicação da casa para a eliminação.
O LANCE! entrou em contato com a assessoria do atleta Antônio Cara de Sapato para buscar um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. Caso a equipe entre em contato, este conteúdo será atualizado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.