Topo

Saída de Jeffinho causa ruído de Textor com a torcida; relembre como o atleta se tornou essencial no Botafogo

29/01/2023 07h00


A torcida do Botafogo foi surpreendida com a negociação de um dos principais nomes do elenco na última temporada. Trata-se do jovem Jeffinho, que selou um empréstimo com opção de compra junto ao Lyon, equipe que John Textor adquiriu recentemente. A saída do atacante foi criticada nas redes sociais e trouxe à tona o primeiro ruído do milionário com torcedores alvinegros, que confiavam no potencial do jogador para evoluir ainda mais em 2023.

+ Veja novidades do Botafogo no mercado da bola

Com a negociação, alguns torcedores questionaram a importância do Alvinegro na rede de clubes em que o norte-americano possui, com equipes ligadas à Eagle Holding, empresa do acionista. Perder um dos seus jogadores mais promissores faz com que muitos pensem que o clube carioca está abastecendo os outros times do empresário. O receio de que isso se torne frequente foi o principal motivo das críticas, fora perder um jogador essencial sem ter peça de reposição no momento.

Com isso, o Botafogo terá que ir ao mercado para reforçar o setor ofensivo de forma efetiva a partir de fevereiro. Textor deixou claro que pretende aproveitar o fechamento da janela europeia (dia 31) e mapear as oportunidades de mercado. O ataque segue dando dor de cabeça ao treinador, visto que os pontas não renderam o esperado no último ano, exceto o próprio Jeffinho.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca


- Os fãs começam a ficar preocupados quando veem Vasco, Cruzeiro e Grêmio contratando muitos jogadores, mas estes acabaram de subir, estão passando pelo processo que passamos no ano passado. Meu sentimento é que temos muito tempo para trabalhar nessa janela, principalmente porque a da Europa fecha dia 31 de janeiro e a nossa continua aberta, jogadores da Europa poderão ser negociados com o Brasil, não mais com a Europa. Não só jogadores europeus, como jogadores do Brasil e da América do Sul, que os agentes tentam transacionar para a Europa. Nesse momento todos estão pedindo mais caro pelos atletas. Uma vez que a janela se feche na Europa, é onde conseguimos as melhores oportunidades - ressaltou Textor.

O discurso é de que o clube fará mudanças significativas em sua estrutura neste ano, porém não deixará de lado de trazer reforços pontuais para a equipe. Espaço Lonier e Nilton Santos passam por reformas que serão benéficas para o futuro do clube e foram elogiadas recentemente por Luís Castro. Contudo, é preciso ter um time competitivo para confirmar o planejamento de garantir a vaga na Libertadores 2024 e sonhar com o título da Sul-Americana.

Jeffinho seria o principal nome de velocidade e duelos individuais da equipe. Pelo lado, mostrou potencial para em uma jogada individual decidir e com viés de evolução, pois só tem 23 anos. A aposta era que com um time mais entrosado e a manutenção da espinha dorsal, o atacante pudesse evoluir ainda mais. Agora, a tarefa de Textor será trazer uma peça de reposição à altura para acabar com esse primeiro ruído.

Contratado junto ao Resende para atuar no time B, Jeffinho deu conta do recado e chamou atenção de Luís Castro ao ser testado no time principal em virtude dos desfalques. Dessa forma, tornou-se titular absoluto do time em 2022 e encantou a torcida com boas atuações, velocidade e a busca pelo drible. Além disso, tornou-se uma das grandes revelações do Campeonato Brasileiro.

+ Textor fala sobre melhorias no Espaço Lonier e cita terreno oferecido pela Prefeitura do Rio ao Botafogo

Com a camisa do Glorioso, disputou 26 partidas, marcou dois gols e deu três assistências e ajudou a equipe a garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. No fim do ano passado, participou do 'Jogo das Estrelas', organizado por Zico, e sofreu uma lesão. Ainda não conseguiu se recuperar para fazer sua estreia em 2023. Resta saber qual será o peso desta saída em campo com o andamento do trabalho e as peças que Castro tem no momento.