Topo

CBF deixará clubes decidirem sobre o aumento de estrangeiros no Brasileirão

O paraguaio Gustavo Gomez disputa bola com o uruguaio Arrascaeta - REUTERS/Pilar Olivares
O paraguaio Gustavo Gomez disputa bola com o uruguaio Arrascaeta Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

09/02/2023 16h13

Na próxima semana, acontece o Conselho Técnico da Série A, que promete mudanças no regulamento do Brasileirão. A principal delas é o aumento de estrangeiros, passando de cinco para sete jogadores relacionados por partida. O pedido foi feito pelo São Paulo no fim do mês passado e ganhou apoio de outros clubes.

A CBF vai levar a reivindicação ao Conselho Técnico e a decisão será tomada exclusivamente pelos clubes. A entidade dará um parecer sobre o tema, apresentando um estudo que mostrará prós e contras em relação ao aumento de estrangeiros na competição.

Mesmo se o parecer da CBF for contrário ao aumento de estrangeiros, o tema será colocado em votação e a escolha da maioria prevalecerá.

Cerca de 11 clubes da Série A são favoráveis ao aumento de estrangeiros entre os relacionados, apurou o LANCE!. Essa quantidade é suficiente para aprovar a mudança.

O Cruzeiro é o único clube da Série A que não conta com "gringo" no elenco. Em compensação, o treinador, Paulo Pezzolano, é uruguaio. No ano passado, 121 jogadores estrangeiros de 13 nacionalidades diferentes terminaram a temporada em clubes brasileiros.