Topo

Neymar fala sobre jogador tcheco se assumir homossexual: 'dia importante'

Neymar, jogador do PSG - SARAH MEYSSONNIER/REUTERS
Neymar, jogador do PSG Imagem: SARAH MEYSSONNIER/REUTERS

13/02/2023 14h43

Neymar ressaltou hoje (13) que não tem preconceito e que "não pode proibir" ao comentar sobre jogadores de futebol se assumirem homossexuais. O comentário ocorreu após o tcheco Jakub Jantko, do Sparta Praga, se declarar gay.

É um dia importante. Cada um é livre, não tenho preconceito com nada. O preconceito hoje em dia tem que ser cada vez menor. Acho que você tem que ser livre, entender o que a pessoa quer. Todo ser humano tem o direito de ser o que quiser. Você não pode proibir", afirmou Neymar.

O questionamento foi feito ao craque brasileiro em entrevista de imprensa do PSG antes da partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique. O duelo será disputado amanhã (14), às 17h (de Brasília), no Parque dos Príncipes.

Pronunciamento de Jantko

O meio-campista de 27 anos publicou um vídeo nas redes sociais assumindo que é homossexual. Ele destacou que quer viver a vida em liberdade, sem medos, e que não quer mais se esconder.

Jakub Jantko recebeu o apoio de diversas entidades do futebol em sua declaração. Fifa, Uefa e Premier League escreveram mensagens de suporte no post.

O tcheco é mais um jogador de futebol a se declarar publicamente gay. Nos últimos anos, o australiano Josh Cavallo e o inglês Jake Daniels foram alguns outros exemplos.

O relato completo do jogador

Olá, sou Jakub Jankto. Como todo mundo, eu tenho meus pontos fortes. Eu tenho minhas fraquezas. Eu tenho uma família. Eu tenho meus amigos. Tenho um trabalho que tenho feito da melhor forma, há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todo mundo, eu também quero viver minha vida em liberdade. Sem medos. Sem preconceito. Sem violência. Mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder", assumiu Jankto.