Topo

Flamengo pode se beneficiar de mudança no número de estrangeiros

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo Imagem: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

15/02/2023 08h30

Presidentes e representes de clubes e federações se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira. No encontro, ficou definido o aumento no número de estrangeiros que podem ser relacionados para as partidas de competições nacionais.

Tal questão foi trazida e rapidamente aprovada por unanimidade no conselho: 20 a 0. Agora, os clubes poderão ter e relacionar sete estrangeiros do elenco. O Flamengo é um dos que mais podem ser beneficiados pela mudança.

No momento, o Rubro-Negro tem quatro estrangeiros no elenco e mais um chegando: o goleiro Rossi, que está no Al Nassr, time de Cristiano Ronaldo. Além dele estão: Vidal, Pulgar, Varela e Arrascaeta. Dessa forma, se desejar, o Rubro-Negro ainda pode buscar mais dois reforços nesta janela de transferências.

A possibilidade de um novo estrangeiros também anima a torcida, já que os que estão no elenco não tem dado conta do recado. Apenas Arrascaeta é titular absoluto do Flamengo de Vítor Pereira, já que disputou seis dos oito jogos do português no clube.

Varela briga pela posição na lateral direita, enquanto Vidal e Pulgar são reservas no meio-campo.

Veja os números dos estrangeiros no Flamengo

Arrascaeta: 6 jogos (6 como titular), 432 minutos, 0 gols e 1 assistência
Vidal: 3 jogos (0 como titular), 116 minutos, 0 gols e 0 assistências
Pulgar: 4 jogos (1 como titular), 104 minutos, 0 gols e 0 assistências
Varela: 5 jogos (5 como titular), 383 minutos, 0 gols e 0 assistências

E o mercado sul-americano?

Com a janela de transferências da Europa fechada, o Flamengo precisará buscar reforços no mercado da América do Sul. Diversos clubes brasileiros têm direcionado o radar para as equipes de menor escalão de Argentina, Uruguai e Paraguai, que tem sido peças importantes na construção de equipes como Palmeiras e São Paulo, por exemplo.

Mesmo assim, o Rubro-Negro não tem tido o costume de buscar reforços no mercado sul-americano, já que a Europa é o principal alvo de contratações. O único jogador que veio nessas circunstâncias foi o goleiro Rossi, do Boca Juniors.

"Quando é possível, a gente contrata, como fizemos com o goleiro do Boca. É um goleiro sul-americano, contratado na Argentina. Quando temos a convicção, a gente contrata. Se você analisar os jogadores que nesses quatro anos o Flamengo colocou dinheiro em contratação vai ver que o acerto foi bem grande, independentemente dos títulos ou não. É muito maior do que a média em todo mundo. Isso é o trabalho de todo o departamento", disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, ao ge.

De olho em oportunidades, o Flamengo segue o plano de preparação visando a sequência da temporada e volta a campo nesta quarta-feira, diante do Volta Redonda, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O duelo acontecerá às 21h10 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, casa do adversário.