Topo

Canhota afiada e multa milionária: conheça Matheus Gonçalves, joia do Fla

Matheus Gonçalves, do Flamengo, celebra gol marcado contra o Resende, pelo Carioca - Marcelo Cortes / Flamengo
Matheus Gonçalves, do Flamengo, celebra gol marcado contra o Resende, pelo Carioca Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

25/02/2023 05h30

O Flamengo terá muitas mudanças na equipe que enfrentará o Botafogo em Brasília, já que os titulares permaneceram no Rio de Janeiro de olho na Recopa Sul-Americana. Uma delas é o meia-atacante Matheus Gonçalves, joia da base rubro-negra que tem tudo para fazer o primeiro jogo como titular entre os profissionais.

A trajetória do garoto do Ninho foi repleta de grandes momentos, como títulos nas categorias de base, presença em listas de melhores jogadores jovens do mundo, procura de gigantes europeus e muitos gols pelo Flamengo.

Início e bom futebol nas categorias de base

Matheus Gonçalves chegou ao Flamengo com apenas 12 anos de idade e começou no sub-15 do clube. Com apenas quatro jogos na categoria, a habilidade foi reconhecida e ele rapidamente foi levado ao sub-17. No mesmo ano, o meia-atacante disputou outras seis partidas e marcou duas vezes.

O melhor ano do garoto na base do Fla foi em 2021. Ao lado de nomes como André Luiz e Matheus França, com quem pode dividir a titularidade neste sábado, Matheus Gonçalves fez chover. Foram 27 jogos pelo Rubro-Negro, 10 gols e a tão sonhada Tríplice Coroa: Campeonato Carioca, Brasileirão e Copa do Brasil.

Estopim e chance nos profissionais

Com a excelente campanha em 2021, Matheus Gonçalves começou a ser observado pelos profissionais e assinou o primeiro vínculo oficial com o clube. Dividindo as atenções entre o sub-20, no qual disputou 18 jogos e marcou dois gols, e o time de cima, o jogador teve temporada de adaptação. Com Dorival Júnior e Paulo Sousa, ele disputou três jogos.

Foi nesse período, também, que o o meia-atacante ganhou uma das maiores multas rescisórias do Flamengo: 100 milhões de euros, mais de R$ 500 milhões na cotação atual. Cobiçado por clubes da Europa, Matheus está bem respaldado e deseja evoluir no Rubro-Negro antes de tomar outro rumo na carreira.

Lista inglesa e confiança de VP

Na temporada passada, o garoto do Ninho marcou em presença em lista célebre do jornal "The Guardian", da Inglaterra, que mostra os 50 principais jogadores jovens nascidos no ano de 2005. Além dele haviam apenas outros dois brasileiros: Deivid Washington, do Santos, e Vitor Roque, do Athletico.

Todo esse "currículo" encantou Vítor Pereira, que viu o garoto do Ninho deslanchar. Na oportunidade que teve com o português, Matheus Gonçalves balançou as redes e animou ainda mais o treinador. Agora, a chance será ainda maior: um lugar entre os titulares no clássico contra o Botafogo.

O duelo em questão será neste sábado, às 18h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. Tanto Flamengo quanto Botafogo estão entre os quatro primeiros da Taça Guanabara e, no momento, têm lugar garantido na fase final do Campeonato Carioca.