Após período ruim na Europa, Marcelo espera fazer a diferença pelo Flu
Principal contratação do Fluminense para 2023, Marcelo chega com a missão de acabar de vez com os problemas da lateral esquerda. Aos 35 anos, o experiente jogador vem de um período de baixa na carreira e tenta dar a volta por cima no clube que o revelou para o futebol.
Do início de 2022 para cá, o ala disputou apenas 23 jogos oficiais por Real Madrid e Olympiacos. Com a idade avançada, Marcelo perdeu espaço para Ferland Mendy no clube espanhol nos últimos anos. Na Grécia, a passagem foi marcada por algumas lesões.
Na reta final no Real Madrid, o lateral já tinha entendido que o tempo estava chegando ao fim e a passagem pela capital espanhola não teria mais longa duração. Mesmo assim, agindo com papel de liderança, Marcelo foi importante e ergueu o troféu da Champions League 2021/22, tornando-se o primeiro brasileiro a fazê-lo como capitão.
A chegada na Grécia foi cercada de expectativas, mas não saiu como o esperado. O brasileiro não conseguiu ter uma sequência, passou por problemas físicos e não encontrou espaço. Diante disso, como revelou o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, as partes começaram a conversar pelo retorno a Laranjeiras.
Durante a estadia no Olympiacos, apesar dos poucos jogos, Marcelo balançou a rede três vezes, inclusive com golaços. Diante do Atromitos, na Copa da Grécia, o ala fez dois gols no jogo de ida oitavas de final, em vitória por 4 a 2, e marcou também na volta, no empate em 2 a 2.
Sucesso do rival pode ser inspiração
Marcelo chega para ser o dono absoluto da lateral esquerda, especialmente após experiências ruins com nomes como Egídio, Danilo Barcelos, Mario Pineida, Cris Silva e recentemente com o lesionado Jorge. Claro, se assim entender o técnico Fernando Diniz, já que o atleta atuou pelo meio na Grécia.
A idade avançada pode ser um fator que deixe o torcedor com um pé atrás, mas um exemplo recente vivido no futebol carioca serve de alento.
Em 2019, o Flamengo contratou Filipe Luís para ser o lateral-esquerdo. O ídolo do Atlético de Madrid rapidamente entrou para a história do Rubro-Negro. Apesar de estar mais próximo do fim da carreira e de chegar com a mesma idade de Marcelo (34 anos), o jogador mostrou que a experiência ainda se sobressaía no futebol brasileiro.
Com um ritmo totalmente diferente do que é praticado na Europa, jogadores experientes, como o caso de Marcelo e Filipe Luís, tem totais condições de ainda serem destaque no Brasil. Por mais que não seja como o auge no Velho Continente, a técnica ainda é capaz de fazer um craque da posição ser um craque no futebol brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.